domingo, 25 de outubro de 2009

Betinho: "Esses meninos serão o futuro do Gama"

Autor: Marcelo | domingo, 25 de outubro de 2009 | Categoria: |

Betinho, vice-presidente da FUNFA
(Foto: Marcelo Gonçalo)

O BLOGAMA teve a oportunidade de conhecer um pouco do trabalho que está sendo promovido na reestruturação das equipes de base do Gama. Para começar, conversamos com Alberto Carlos Mohamad mais conhecido como Betinho da empresa FUNFA que é a parceira do Gama no projeto da categoria.


O QUE É A FUNFA?
Sigla de Fundo Nacional de Formação de Atletas, a FUNFA é uma empresa cujo objetivo principal é de revelar jogadores para a equipe principal e negociá-los no futuro. Tudo começou com um projeto social que teve início na CAESO por dois anos. O projeto deu tão certo que seus idealizadores junto à nomes conhecidos do futebol de Brasília como Ricardo Freitas, resolveram montar a empresa com o fim de revelar atletas.
A empresa chegou ao Gama após receber convite do então coordenador das equipes de base Vilson de Sá. Inicialmente o contrato seria por seis meses. Mas após dez meses de investimento, o acordo foi formalizado para cinco anos renováveis para mais cinco.
Até o momento a empresa não negociou nenhum jogador. Segundo Betinho, quando o projeto era tocado na CAESO, um atleta formado lá foi negociado com o Liverpool da Inglaterra e os formadores não receberam nada por isso. Por isso mesmo, a intenção da diretoria da empresa é investir na categoria, contratar os destaques e negociá-los futuramente. Para isso, o tempo do retorno será relativamente longo, algo em torno de três ou quatro anos.
Betinho disse também que o casamento com o Gama será benéfico para ambos: "Na medida em que tenhamos crianças e adolescentes treinando nos núcleos do Gama, o clube ganhará mais torcedores mirins. E as famílias e conhecidos destes garotos também irão torcer pelo Gama por empatia, aumentando assim ainda mais sua imensa torcida" disse.
Hoje a FUNFA coordena seis escolinhas com a bandeira do Gama: Riacho Fundo, Ceilândia, Gama, Santo Antônio do Descoberto, Lunabel e Sítio do Gama. Mais duas escolinhas estão sendo preparadas para se transformarem em núcleos base, uma no Guará e outra em Sobradinho.
Até o momento, a FUNFA tem contrato com seis atletas profissionais. Entre eles está meia Thiaguinho (emprestado ao Brasiliense), o lateral Romário Tito, o volante Oliveira e o goleiro Léo.
Betinho finalizou a entrevista com a seguinte frase: "Não tenho dúvida de que esses meninos serão o futuro do Gama".

Até o momento 13 comentários:

  1. Nao entendii essa partee qui a funfaa tem contrato com seis jogadores, thiaguinho meiaa!
    Emprestado?
    ta falando do meia prfissioonaal?
    elee num foi eer vendidoo?

  2. Negativo, torcedor. O Thiaguinho (aquele mesmo) pertence à funfa e está emprestado ao Brasiliense até dezembro de 2010. O Gama liberou ele para a funfa contratar.

  3. Isso tudo é muito importante, agora vamos ter jogador compremetido com o nosso time, mas infelizmente estamos sabendo que o presidente jinto com o diretor de futebol atual está querendo melar essa parceria

  4. Mas qual é o teor dessa parceria entre funfa e SEG?
    Anderson 100% Gamão

  5. No caso da venda de algum jogador formado nessa parceria, quanto (em termos pecentuais, 40%, 50%, 60% etc,) a SEG ganha com essa possível venda. Alguém poderia me informar?

    Silva - Gamense

  6. Essa tal FUNFA é o maior 171, um exemplo é sua cara de pau em disponibilizar fotos do Bezerrão como sendo parte de sua Estrutura...Todos sabem que se pudesse existir um co-proprietário daquele estádio seria a SEG e não uma funfa qualquer que possui como escritório sede o endereço de uma residência no condomínio jardim botânico...Isso faz lembrar aquelas empresas clandestinas de telemarketing...

  7. Silva... Na venda de um jogador que tem contrato com o Gama, o Gama tem um percentual e a FUNFA tem outro. Só não sei a porcetagem de cada um.

  8. "num sei,só sei que foi assim"...
    O ruim dessas terceirizações é que o clube perde o vínculo com o jogador, o formador neste caso passa a ser a tal FUNFA, e como os jogadores podem estourar bem mais à frente, o formador sempre recebe sua porcentagem...SPFC que o diga, recebeu até em cima da recente transferência do Kaká para o Real...É muito difícil confiar nestes contratos camuflados, o que não é divulgado é porque não existe, ou alguém duvida que o presidente papudo perderia a chance de informar o percentual gamense nas possíveis transações, ou se existe não é conveniente divulgar, pois poderá ser cobrado futuramente, como nos casos do Warley etc...O direito que a SEG terá sobre estes jogadores, qualquer clube terá, até o Brasiliense...

  9. Caro Serginho,
    Não só pra mim mas para que fique transparente a todos, pricipalmente a grande nação Gamense, é interessante que esse porcentual seja divulgado, já que a FUNFA usa a "marca GAMA" e tem que pagar por essa utilização como é feitos nos demais times brasileiros que bem antes da venda qualquer jogador, logo que fazem a parceria, divulgam o percentual que cabe ao time no caso de possível venda. Daria para você verficar junto a diretoria Gamense e publicar aqui no Blogama?
    Aguardo resposta e saudações Alviverdes.

    Silva Gamense

  10. Serginho,
    Só pedir para você verificar junto a diretoria do Gama, porque foi o Blogama (Marcelo) quem abordou a matériae e foi você quem resolveu respondeu a minha pergunta dando a segunte informação:"Gama tem um percentual e a FUNFA tem outro.Só não sei a porcetagem de cada um". Meu amigo, nunca mais dê uma resposta dessas, queira ou não você é um reporter de um site esportivo que é acessado no mundo inteiro, e nunca se esqueça, reporter vive de notícias... Sei que você é jovem e tem muito ainda que aprender, por isso lhe dou o seguinte conselho: nas futuras interrogações a nível de jornalismo seja qual for o assunto, mesmo não sabendo, nunca diga que não sabe, diga que vai procurar se informar, vai tentar, ou algo similar. Fica bem melhor assim, não achas?

    Silva Gamense

  11. Silva,

    O Serginho foi muito bem na resposta.

    Lembrando que ele é um blogueiro e nao um reporter.

    Isso é um blog.

    O Serginho e o Marcelo estao fazendo um otimo trabalho, trazendo estas noticias para a torcida debater.

    O blog esta tão bem, que até nosso "amigo" Elias Maluco esta participativo por aqui...

    SAV

  12. Daniel - Gamense,
    Com certeza a função de um blog é fornecer comentários e também notícias sobre um determinado assunto. E para para que seja divulgada uma notícia deve-se ter conhecimento profundo do que está sendo noticiado. Se não sabe responder com precisão a pergunta de um leior sobre o assunto abordado, é melhor nem divulgar a matéria! E mais, tenho certeza que num futuro breve o Serginho ainda vai me agradecer pela "dica". Ele é um jovem talentoso e tem tudo para ser um grande jornalista, é só questão de tempo. Sei que ele entendeu o meu recado.

    Silva Gamense

  13. Bem, não sei qual o futuro do gama, pois os adolecentes que foram para a copa santiago, o Goleiro Paulo não está mais no gama, e muitos outros já sairam. Eles não valorizam nenhum jovem. O Paulo foi o goleiro menos vazado da Copa santiago, o gama foi vice campeão lá e onde estão estes meninos? É este o futuro brilhante do gama? Eles não ganham nada o (GAMA) porque não valorizam as pratas da casa. Nenhum menino está motivado a jogart mais pelo clube pois eles não ligam pra ninguém.


Leave a Reply

Pesquisar este blog