sábado, 31 de outubro de 2009
O Gama está de férias... nós não!
Como todos sabem após o término da 2ª divisão do DF a Sociedade Esportiva do Gama está oficialmente de férias.
Mas seus torcedores continuam na ativa. Conhecida por ser a maior e mais bonita torcida do DF, neste fim de semana chuvoso aconteceu a tradicional pelada dos torcedores do Gama que fazem parte da comunidade no orkut, mostrando que é também muito unida.
A pelada foi movimentada com "alto nível" futebolístico. As figurinhas carimbadas estavam lá, além de umas caras novas, ao final das partidas a confraternizção foi regada a muito refrigerante e papo sobre futebol.
Quer participar da pelada também? Fique atento à Comunidade do Gama no Orkut. As peladas acontecem todo último sábado do mês no CTFAO localizado no Setor de Indústria do Gama normalmente das 14 as 16 horas.
Uma torcida, vários amigos! Valeu galera.
FOTOS:
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Novidades só dia 15 de novembro
Com apenas as equipes de base em atividade, jogadores e comissão técnica que participaram da parceria com o Ceilandense entraram em férias. A reapresentação da maioria do elenco está marcada para 17 de novembro mas somente estará completa no dia primeiro de dezembro.
Nos bastidores, o Gama continua à procura dos reforços para a equipe principal que disputará o candangão em 2010. Mas o anúncio deles somente será feito no dia da inauguração da nova sede do Gama nas dependências do estádio Bezerrão dia 15 de novembro, data de aniversário do clube.
Com relação à contratação do zagueiro Jairo, o gerente de futebol do clube Mauro Ramos confirmou o interesse do clube em sua contratação, mas não confirmou nem o contato e nem a contratação do atleta.
Enquanto isso os outros clubes correm atrás de reforços. O Botafogo-DF estaria interessado em contratar o veterano atacante Dodô, que ficou dois anos sem jogar cumprindo punição do STJD por dopping. A pena se encerra no mês que vem e o clube conta com o apoio da matriz carioca para intervir na negociação.
domingo, 25 de outubro de 2009
Equipes de base fazem boa campanha no campeonato candango
As equipes Infantil (sub-15) e Juvenil (sub-17) do Gama estão em plena atividade. Ambas disputam o campeonato candango pela categoria e estão bem na competição. O campeonato está na segunda fase onde as equipes estão divididas em dois grupos de quatro e jogam entre si em turno único
O supervisor das equipes de base é Francisco de Assis Martins, ou simplesmente Assis. Com longos cabelos brancos e exibindo um grande bigode, Assis se recusou a tirar uma foto para o BLOGAMA. Mas depois de alguma relutância falou um pouco à respeito do trabalho.
Assis está à 27 anos trabalhando no futebol. Teve passagens pelas equipes de base do clube do Senado, AGAP e foi campeão com o Guará e Gama. Disse que acredita no projeto e tem boas expectativas sobre o futuro do Gama.
O BLOGAMA perguntou ao Assis, o que um garoto precisa para ingressar nas categorias de base do clube. Ele informou que a maioria vem encaminhado de algum núcleo do Gama, mas alguns vêm de fora e fazem testes nas peneiras do clube. Para Assis, o futuro jogador precisa ter bom toque de bola, bom porte físico e qualidade técnica. Mas os baixinhos também são observados. Para fazer um teste o candidato precisa ter atestado de saúde, pagar a taxa estipulada (que normalmente é um quilo de alimento não perecível) e marcar o teste com ele pelo telefone 9606-7534. Segundo Assis, o próximo teste está marcado para a segunda quinzena de Novembro.
INFANTIL
Os garotos da equipe sub-15 são treinados pelo técnico Enoque Seca, uma das revelações da categoria. Enoque comanda a equipe desde o início da competição com pulso firme. Engana-se quem acha que por serem garotos, os técnicos dão moleza. Pelo contrário, a cobrança é grande.
A equipe infantil jogou neste final de semana contra o Sobradinhense e venceu. A base da equipe é a seguinte: Pedro Alves; Pedro Bianchi, Léo, Samuel e Jorge; Bruno, Hugo, Jota e Yorras; Higor e Leandro.
JUVENIL
A equipe juvenil é treinada pelo experiente técnico Flu. O treinador já trabalhou no antigo Taguatinga e no Brasília. Disse ter aceitado vir para o Gama por causa do projeto. No juvenil a briga é feia, já que uma boa impressão pode conduzir o atleta para a equipe principal. A cobrança é dura, mas quem está no grupo aceita a árdua tarefa. Perguntamos para um atleta que estava no banco sobre o que levava um garoto como ele vir treinar todos os dias longe de casa. A resposta foi rápida: "Eu adoro jogar bola. E aqui é praticamente profissional. A gente sonha com o dia de entrar no Bezerrão lotado, marcar um gol e ter seu nome gritado nas arquibancadas".
Apesar da boa campanha, a equipe juvenil foi surpreendida pelo Madureira de Ceilândia sendo derrotada por 1x0 com gol de pênalty. A equipe do Juvenil jogou com: Bruno; Daniel, Flávio, Diomarcos e Luís; Jevoa, Hiago, Bob (Hugo) e Max (Ricardo); Darlan e Maikinho (Guilherme).
Os meninos do Gama chamam a torcida para comparecer aos jogos e dar aquele apoio. Caso o time vá para a final, a partida será no monumental Bezerrão e a diretoria tem a expectativa de contar com a presença dos torcedores.
O BLOGAMA teve a oportunidade de conhecer um pouco do trabalho que está sendo promovido na reestruturação das equipes de base do Gama. Para começar, conversamos com Alberto Carlos Mohamad mais conhecido como Betinho da empresa FUNFA que é a parceira do Gama no projeto da categoria.
O QUE É A FUNFA?
Sigla de Fundo Nacional de Formação de Atletas, a FUNFA é uma empresa cujo objetivo principal é de revelar jogadores para a equipe principal e negociá-los no futuro. Tudo começou com um projeto social que teve início na CAESO por dois anos. O projeto deu tão certo que seus idealizadores junto à nomes conhecidos do futebol de Brasília como Ricardo Freitas, resolveram montar a empresa com o fim de revelar atletas.
A empresa chegou ao Gama após receber convite do então coordenador das equipes de base Vilson de Sá. Inicialmente o contrato seria por seis meses. Mas após dez meses de investimento, o acordo foi formalizado para cinco anos renováveis para mais cinco.
Até o momento a empresa não negociou nenhum jogador. Segundo Betinho, quando o projeto era tocado na CAESO, um atleta formado lá foi negociado com o Liverpool da Inglaterra e os formadores não receberam nada por isso. Por isso mesmo, a intenção da diretoria da empresa é investir na categoria, contratar os destaques e negociá-los futuramente. Para isso, o tempo do retorno será relativamente longo, algo em torno de três ou quatro anos.
Betinho disse também que o casamento com o Gama será benéfico para ambos: "Na medida em que tenhamos crianças e adolescentes treinando nos núcleos do Gama, o clube ganhará mais torcedores mirins. E as famílias e conhecidos destes garotos também irão torcer pelo Gama por empatia, aumentando assim ainda mais sua imensa torcida" disse.
Hoje a FUNFA coordena seis escolinhas com a bandeira do Gama: Riacho Fundo, Ceilândia, Gama, Santo Antônio do Descoberto, Lunabel e Sítio do Gama. Mais duas escolinhas estão sendo preparadas para se transformarem em núcleos base, uma no Guará e outra em Sobradinho.
Até o momento, a FUNFA tem contrato com seis atletas profissionais. Entre eles está meia Thiaguinho (emprestado ao Brasiliense), o lateral Romário Tito, o volante Oliveira e o goleiro Léo.
Betinho finalizou a entrevista com a seguinte frase: "Não tenho dúvida de que esses meninos serão o futuro do Gama".
A alguns anos o Gama virou as costas para sua torcida. Organizadas como as tradicionais Inferno Verde e Força Jovem desistiram de acompanhar os jogos do periquito por falta de diálogo e apoio. A única que restou foi a Ira Jovem Gama que foi teimosa e seguiu apoiando o clube mesmo com todas as adversidades.
Um dos diretores da torcida se destacava puxando o coro da massa. às vezes de apoio e às vezes de cobrança. "EEEE, Vamos invadir o CT!!" era um dos preferidos quando a equipe ia de mal a pior.
A ameaça foi cumprida, mas não do jeito planejado. Wladson mais conhecido como BB, um dos diretores da torcida Ira Jovem saiu das arquibancadas direto para o gramado do CT agora como preparador físico das categorias de base.
Em entrevista concedida ao BLOGAMA, BB falou à respeito da súbita mudança de crítico a defensor do Gama.
BLOGAMA: Como foi que surgiu essa oportunidade de trabalhar no Gama?
BB: Acho que participar ativamente da torcida me ajudou a aproximar da diretoria do Gama. O presidente Paulo Goyaz me deu a oportunidade e eu aceitei.
BLOGAMA: Você faz curso superior na área também, não é?
BB: Sim, eu faço curso de Educação Física pela Universidade Católica.
BLOGAMA: Há quanto tempo você está trabalhando no Gama?
BB: Estou há quatro meses trabalhando aqui.
BLOGAMA: Como é trabalhar no seu time de coração?
BB: Ah, é muito bom. Eu sempre quis trabalhar no Gama e agora posso ajudar a construir o meu clube.
BLOGAMA: Como ficou sua situação de diretor de torcida quando passou a fazer parte do corpo técnico do Gama, passar de "pedra a telhado"?
BB: Tive que desassociar o futebol da torcida. Esse lance influenciou até a Ira Jovem que passou a olhar de forma diferente o trabalho do Gama. Eu mesmo perdi o meu cargo de diretor que tinha dentro da torcida mas ainda faço parte dela.
BLOGAMA: Agora aqui dentro do Gama o que você pode falar a respeito do trabalho realizado pela atual diretoria?
BB: Acho que o Paulo (Goyaz) pegou uma pedreira muito grande. O principal foco dele assim que assumiu o Gama foi de reorganizar a parte financeira, o que penalizou um pouco o futebol profissional. Acho que ele fez um bom trabalho.
BLOGAMA: Você acha que agora trabalhando aqui você pode fazer com que a diretoria escute mais a torcida?
BB: Eu tenho um bom diálogo com o presidente, mas a gente separa bem o profissional da base.
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Repórter deixa escapar possível contratação do Gama
O presidente do Gama Paulo Goyaz foi o entrevistado de hoje no programa Esporte Show da TV Brasília. Goyaz respondeu várias perguntas e reiterou a manutenção do atacante Edicarlos para disputar o candangão em 2010 pelo alviverde. Falou também que sobre os possíveis reforços não falaria agora para não atrapalhar as negociações.
Mas o repórter Wagner Terra, torcedor declarado do Brasiliense deixou escapar que já saberia de uma das contratações. Trata-se do zagueiro Jairo, ex-Gama e Brasiliense e que hoje é titular no Atlético-GO.
Logo após ser encostado na parede, Goyaz desconversou negando qualquer contato com o atleta, fato que foi desmentido pelo apresentador do programa André Luis Mendes que "apertou" o dirigente, mas não conseguiu a confirmação. O presidente afirmou que espera anunciar novas contratações somente mês que vem na inauguração da nova sede do clube que ficará nas dependências do estádio Bezerrão. O evento comemorativo está marcado para o dia 15 de novembro em horário ainda não confirmado.
Com informações do repórter Rafael Moura
O Supervisor de futebol do Gama Flávio Raupp trabalha para implementar no alviverde candango uma mudança de gestão no futebol do clube. Além de remontar a base que foi fundamental nas conquistas do Gama nos anos de ouro do clube, exige dos novos contratados uma postura de mais comprometimento dos atletas.
Raupp foi incisivo ao dizer que não quer mais jogadores que venham apenas para cumprir contrato, receber e ir embora. Ele quer mais. Quer que os atletas tenham vontade de vestir e jogar com a camisa do Gama. Uma mudança de postura em relação aos anos anteriores que fez o Gama ser conhecido como "time de aluguel".
Uma declaração do atacante Edicarlos no jornal Tribuna do Brasil retrata bem essa idéia. Com convite para disputar a série A2 pelo Guarani, Edigol disse que sua preferência é em jogar pelo alviverde: “O pessoal quer que eu vá a São Paulo, mas quero jogar mesmo no Gama, estou com uma expectativa que 2010 será ótimo” disse.
O "pessoal" a quem se refere o atacante é a diretoria do Brasília que esperava aproveitar sua boa fase e o fim do seu contrato para faturar algum dinheiro. Mas agora com pré-contrato assinado as coisas se complicaram.
Quando questionado à respeito da pressão que é jogar no Gama, um clube de massa cuja torcida é exigente, Edicarlos disse que encara como mais um desafio em sua carreira e que promete conquistar a torcida: “Essa temporada foi muito boa para mim, passei ela toda jogando e graças ao trabalho consegui chegar no Gama, sei que lá as coisas funcionam diferente, é um time grande e existe pressão, mas é só mostrar meu valor que vou conquistar adeptos”.
O pensamento é compartilhado pelo lateral esquerdo Djalminha. Antes jogando na função de meia, o jovem talento encontrou seu melhor futebol na nova posição e enalteceu o trabalho da diretoria em manter os jogadores para o ano que vem: “A diretoria fez uma opção de manter a base, e isso ajuda muito, todos se conhecem e vamos dar trabalho para os outros”
O campeonato candango da primeira divisão começará somente em janeiro do ano que vem, mas vários clubes começam a se movimentar em busca de parcerias para formar o grupo de jogadores para a competição.
Um claro exemplo dessa movimentação está no Brasília. Depois de perder seus destaques para Brasiliense e Gama, a diretoria busca uma parceria com o Guarani de Campinas para trazer jogadores do clube paulista e técnicos que não serão aproveitados na disputa da série A2 do paulistão do ano que vem. a expectativa é de trazer algo em torno de oito jogadores do clube campineiro.
Depois de usar uniforme rubro-negro na final, o Ceilandense estuda manter as cores da camisa também para o campeonato do ano que vem. A justificativa é de chamar a torcida do Flamengo que é grande no Distrito Federal para torcer pelo clube. Até um uniforme com as características do clube carioca na cor branca estaria sendo confeccionada para ser o quinto uniforme do clube. Mas não é só nas cores que o clube vestirá rubro-negro. Uma parceria com o Atlético-GO também está sendo viabilizada pelo gerente de futebol do clube, Carlos Félix.
O Dom Pedro pode repetir a parceria que teve com o Bandeirante para o candangão. Os demais clubes devem apostar em seus times remanescentes.
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Gama divulga jogadores para 2010. Edicarlos fica!
Após o fim da segunda divisão disputada com a camisa do Ceilandense, o Gama finalmente desfez o mistério em torno da ida de Edicarlos para o Guarani. Na noite desta quarta feira, o site oficial do alviverde mais querido do DF divulgou uma lista de 33 jogadores que permanecerão no Gama para a disputa do candangão de 2010.
Dos jogadores que faziam parte dos aspirantes a grande maioria renovou. A boa notícia fica por conta da contratação dos destaques que vieram do Brasília e foram responsáveis pela "guinada" na campanha do tricolor na segunda divisão: o meia Djalminha, o volante Iron e o zagueiro Thiago Eciene assinaram com o alviverde e vestirão a camisa do Gama ano que vem.
A notícia informa ainda que Edicarlos assinou um pré-contrato com o Gama a partir de janeiro de 2010, o que sinaliza o compromisso de contrato com o Gama ano que vem. Dos jogadores colorados apenas o meia Edimar não foi contratado.
Uma novidade acompanhou a lista. O lateral direito Dudu que jogou a segundona pelo CFZ foi contratado também e é mais um reforço para o periquito.
Abaixo segue na íntegra a lista divulgada pelo Gama. A grande maioria já é do conhecimento dos leitores do BLOGAMA. A reapresentação será no dia primeiro de dezembro visando a preparação para o campeonato candango. Destes alguns devem ser emprestados para outros clubes como o Ceilandense. O técnico ainda não foi definido.
A notícia ainda informa que alguns jogadores de qualidade serão contratados para reforçar o time.
GOLEIROS: Veloso, Róbson, Wésley e Léo
ZAGUEIROS: André, Pedrão, Thiago Eciene (ex-Brasília) e Lídio (ex-Ceilandense);
LATERAIS DIREITO: Dudu (ex-CFZ), Yomisio e Romário Tito;
LATERAIS ESQUERDO: Djalminha (ex-Brasília), Alexandre e Elivelto;
VOLANTES: Iron (ex-Brasília), Betson, Ferrugem, Oliveira, Gleison e Alex;
MEIAS: Doda, Kabrine (ex-Ceilandense), Gustavo, Geraldo (ex-Brasiliense), William e Allan;
ATACANTES: Edicarlos (ex-Brasília), Vinícius (ex-Ceilandense), Keké, Paulo Renê, Leandro Félix, Maike e Tiuí.
Enquete mostra curiosidades sobre o torcedor alviverde
Muito obrigado a você torcedor que participou da nossa enquete da semana. A sua participação além de contribuir para o crescimento do clube ajudou a descobrir alguns dados interessantes sobre a torcida do Gama.
Primeira informação interessante: o torcedor do Gama é passional. A prova veio com o resultado da enquete sobre o técnico Gérson para técnico do Gama ano que vem. No dia da decisão da segunda divisão, o xerifão estava perdendo a preferência dos torcedores (25 a 20). Após a conquista do título, Gersão virou o jogo e ganhou a maioria dos votos da torcida.
Mas a maioria não foi nem de longe absoluta. A enquete terminou com apenas cinco votos de diferença entre as duas opções, o que mostra que os torcedores estão divididos quanto à contratação de Gérson como técnico em definitivo para 2010.
Na segunda enquete, foi demonstrado que os nomes dos jogadores que vieram do Brasília tiveram boa aceitação entre a torcida. A rejeição foi de apenas 6 votos e os mais votados acabaram sendo contratados pelo Gama.
Como era de se esperar, Edicarlos foi o campeão de votos com mais de 80% de aceitação. Mesmo sem grande badalação, o zagueiro Thiago Eciene ficou em segundo lugar com 50% de aprovação.
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Time paulista interessado em atacante tricolor
Depois de se destacar no Ceilandense durante o campeonato candango da segunda divisão, o atacante Edicarlos autor de oito gols em sete jogos e que desbancou até o badalado atacante Túlio Maravilha chamou a atenção de outros clubes interessados em seu futebol.
Segundo informações do repórter Hélio Oliveira, o Brasília que é dono de seus direitos federativos fechou a negociação semana passada com o Guarani de Campinas-SP quando o clube paulista enfrentou e venceu o Brasiliense aqui no DF para que ele fosse por empréstimo para o clube paulista. No entanto nada foi divulgado por parte da diretoria do Bugre.
Agora à tarde o atacante dará entrevista ao programa Esporte Show onde ele deverá anunciar seu destino.
sábado, 17 de outubro de 2009
É CAMPEÃO!!! Base do Gama dá título ao Ceilandense
Quarenta e oito minutos do segundo tempo. A torcida do Botafogo comemorava o título de campeão da segunda divisão já que o empate em 1x1 era do alvinegro. O estádio todo decorado com balões, cheerleaders, torcida enchendo o estádio, seguranças, brigadistas... O som ambiente tocava o hino: Botafogo, Botafogo, Campeão desde 1910...A festa estava preparada para que o alvinegro levantasse a taça e levasse ao delírio a massa botafoguense no estádio. Mas o baixinho com a camisa rubro negra cobrou falta com perfeição e a bola entra! 2x1 e adeus título.
Essa tônica apoteótica que aparentemente trata de uma final carioca na verdade aconteceu aqui no DF. O Ceilandense que jogou com uma camisa rubro negra similar à do Flamengo-RJ jogou água no chope do mandante Botafogo-DF e levou o título de campeão candango da segunda divisão para delírio da torcida tricolor que ficou na pior arquibancada do CAVE.
O jogo foi digno de uma final de primeira divisão com ambas as equipes buscando o gol e fazendo bonito dentro de campo. As torcidas também fizeram sua parte soltando fogos e gritando o nome de seu clube. A apaixonada torcida alvinegra era maioria no estádio e esperavam ansiosamente o gol 900 de Túlio Maravilha. Mas contra tudo e todos, quem soltou o grito de campeão foi o Ceilandense, segundo clube da preferência de Ceilândia, cidade do subúrbio do DF.
JOGO DE FINAL
O Botafogo começou a partida tomando a iniciativa da partida. Túlio utilizava a camisa número 900 alusiva ao gol que pretendia fazer. Aso 4 minutos o artilheiro recebe na pequena área e é derrubado por Veloso. O árbitro nada marcou.
Depois do domínio inicial, o Ceilandense foi equilibrando o jogo. Único atacante de ofício no time, Edicarlos não sofreu marcação especial. Aos 9, Iron cobra falta e a zaga alvinegra rebate.
Aos 21, Klein cruza e quase encobre Veloso que despacha a bola por cima. Aos 36 Kabrine chuta da linha da grande área e Donizete defende.
Mas aos 41, Geraldo recebeu passe pelo meio de campo, foi levando pela direita, limpou a jogada e disparou um canudo na gaveta de Donizete que nada pôde fazer. Primeiro gol da partida e Ceilandense rubro negro na frente. 1x0.
Mesmo à fente do placar o tricolor não diminuiu o ritmo. Aos 46 Edicarlos recebeu bola limpa dentro da área mas o juiz parou o lance alegando impedimento.
TUDO OU NADA
O Botafogo voltou do intervalo mais ligado no jogo e começou a pressionar o Ceilandense em busca do gol de empate. As laterais eram amplamente utilizadas com cruzamentos venenosos. Aos 4 minutos Betson dá uma entrada dura em Leis e leva cartão amarelo.
Aos 8 o lateral direito Alex também leva amarelo da arbitragem. O Botafogo quase empata aos 11 minutos quando em cobrança de escanteio Túlio no segundo pau perde gol feito.
A resposta foi imediata. No minuto seguinte Edicarlos recebeu passe alto, matou no peito e carregou a bola até a linha da grande área quando foi derrubado. Na cobrança Betson chutou no canto esquerdo de Donizete e quase amplia o placar.
Lá atrás, o zagueiro André e o atacante Léo Guerreiro se estranhavam em campo. Marquinhos resolveu mexer tirando o meia Marcinho para a entrada de Reinaldo. Aos 18, Klein cobra falta da intermediária e Túlio de costas para Veloso marca de cabeça. Mas o bandeira parou o lance alegando impedimento. O time alvinegro correu para cima do assistente que não voltou atrás na decisão.
Gérson então resolveu mexer. Tirou Oliveira para a entrada de Gustavo. Aos 24 mais um cruzamento na área e Rafinha cabeceou para fora. Mas aos 27, Edicarlos dividiu bola com Klein e ambos foram ao chão. O árbitro entendeu que o atacante foi desleal e deu o segundo amarelo para ele e em seguida o vermelho. Ceilandense ficou com dez em campo.
Aos 30 Geraldo desaba no gramado e é substituído por Keké. E logo aos 34 o atacante perdeu um gol inacreditável. Lançamento longo da defesa e Keké ficou cara a cara com Donizete. Mas o atacante demorou demais para concluir e deu tempo da zaga alvinegra aliviar o perigo.
A esta altura o Botafogo se lançou todo ao ataque buscando o gol de empate, mas deixou sua defesa exposta. Marquinhos tirou os laterais Klein e Leis para a entrada de Glauco e Portela. O Botafogo encurralou o Ceilandense em seu próprio campo enquanto o tricolor se virava como podia para se defender.
Aos 43 falta dura de Luiz Carlos em Djalminha e o primeiro acaba expulso. Mesmo com a igualdade de jogadores dentro de campo, o Botafogo seguia superior. De tanto pressionar o alvinegro acabou premiado. Mais um cruzamento perfeito na área e Léo Guerreiro na segunda trave cabeceia para o gol. 1x1 e festa na arquibancada alvinegra.
O tempo agora era inimigo do Ceilandense. O Botafogo aguardava o apito final do juiz que já havia sinalizado antes do gol de empate que daria um acréscimo de 5 minutos. Djalminha sofre falta pela esquerda. Todos os jogadores do Ceilandense incluindo o goleiro Veloso sobem à área para tentar o gol salvador. Iron Pega a bola para cobrar. O pequeno volante chuta com perfeição, a bola desvia na zaga e entra no canto esquerdo de Donizete. Apoteótico!
Logo em seguida o juiz aponta para o cento de campo e termina a partida. Os jogadores pulavam de alegria pois para muitos era o primeiro título da carreira deles.
Já com poucos torcedores botafoguenses, o pequeno Iron capitão da equipe recebeu das mãos do vice presidente da Federação Brasiliense de Futebol Paulinho Araújo a taça de campeão da segunda divisão. Gérson foi carregado pelos jogadores que foram de encontro à torcida para levantar o caneco e receber as homenagens.
O elenco agora entra de férias e se reapresenta somente dia primeiro de dezembro para se preparar pra o campeonato candango da primeira divisão agora pelo Gama em 2010.
Restam poucas horas para o início da partida final da segunda divisão, mas o clima é quente fora das quatro linhas. Ambos os times estão repletos de desfalques, mas com o acesso garantido cartolas, jogadores e técnicos soltaram o verbo uns contra os outros.
O Botafogo não gostou nada de ter que jogar a final com um time vestido de rubro negro. Com a decisão do clube tricolor, torcidas organizadas do Flamengo-RJ daqui do DF manifestaram seu apoio e vão levar torcedores para apoiar o Ceilandense. A resposta foi imediata: os ingressos que custavam apenas um real tiveram seu valor reajustado para cinco, sendo que apenas mil foram reservados para o time visitante.
Com os pés no chão, o técnico alvinegro Marquinhos Bahia disse que espera dureza no jogo de hoje, mas que quer dar o primeiro título para Botafogo-DF hoje e construir uma história vitoriosa com o fogão. Para tanto ele já recebeu duas boas notícias. Túlio Maravilha renovou seu contrato com o alvinegro por mais dois anos e um amistoso com a matriz carioca está agendado no final do ano. Marquinhos não poderá contar com o volante Bruno de Jesus e os meias Marcelinho e Luiz Carlos suspensos. Leís, Glauco e Nakurama serão os seus substitutos. O Botafogo vem de dois amistosos no meio de semana contra Guaraense e Maringá ambos vencidos por goleadas para que Túlio chegasse na final restando apenas um gol para completar 900.
O técnico do Ceilandense Gérson criticou o aparato feito pelo Botafogo para fazer com que Túlio conseguisse os novecentos gols hoje: "Da maneira como foi feito, até eu faria mil gols. Sair fazendo amistosos com time juntado no meio da rua fica fácil" disse o xerifão. Gérson que se conseguir o título hoje pode ganhar a confiança de diretoria de vez e abocanhar a vaga de técnico do Gama em 2010.
Problemas também não faltam para o treinador tricolor. Sem poder contar com Thiago Eciene e Paulo Renê expulsos no jogo passado e com Pedrão suspenso além de Romário Tito contundido, Gersão já escalou os zagueiros André e Lídio para comporem a defesa juntamente com Betson na cabeça de área.
Ontem o repórter Dani Pança falando na Rádio Transamérica informou que houve uma tentativa de suborno por parte de um diretor do Botafogo-DF oferecendo R$ 5 mil para que este jogador do Ceilandense cometesse um pênalty no Túlio na partida de hoje. O fato não foi confirmado.
Na briga pela artilharia da competição, Edicarlos está na frente com oito gols, à frente de Túlio Maravilha que mesmo com dois jogos a mais que o rival está com sete.
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
PROVOCAÇÃO? Ceilandense usará uniforme rubro negro na final
Com a vaga garantida na primeira divisão em 2010, a diretoria do Ceilandense resolveu inovar na final do candango segunda divisão. Ao invés do tradicional azul-vermelho- branco, o uniforme terá as cores vermelho e preto.
E se não bastasse as cores escolhidas pertencerem ao rival do Botafogo-RJ, o Flamengo, o uniforme ainda tem as linhas semelhantes ao rubro negro carioca. Uma provocação aos olhos da torcida alvinegra que também conquistou o acesso e busca seu primeiro título.
E as provocações não páram por aí. Em entrevista ao programa Esporte Show desta quinta feira, o presidente Paulo Goyaz colocou mais pimenta no acarajé ao dizer que o time do Botafogo é freguês do Ceilandense: "Antes deles terem virado Botafogo eles já eram fregueses do Gama na primeira divisão" disse o cartola referindo-se ao antigo nome do clube candango, o Esportivo Guará. O tricolor foi o único time que conseguiu vencer o Botafogo-DF na segunda divisão.
Já o supervisor de futebol Félix disse à reportagem do Clube do Esporte que a mudança no uniforme não foi para provocar o adversário, mas sim para atender o pedido do patrocinador do clube, já que pretende contar com este também na primeira divisão.
A diretoria tricolor também afirmou que colocará dois ônibus à disposição da torcida para acompanhar o último jogo da competição. Os ônibus partirão ao meio-dia. A partida será realizada no estádio do CAVE no Guará próximo sábado às 16:00.
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
O BLOGAMA quer sua opinião!
Resta apenas um jogo para que o Ceilandense encerre sua participação na segunda divisão do campeonato candango. Embora o título seja importante para ambos os clubes, o que interessa para nós que somos torcedores da Sociedade Esportiva do Gama é como será o time que entrará em campo no Bezerrão ano que vem.
A base da equipe deve ser a mesma que disputou a segunda divisão pelo tricolor. Resta agora definir os reforços, o técnico e os remanescentes que ficarão para o ano que vem.
Responsáveis pela reação do tricolor na segundona, os jogadores Edimar, Djalminha, Iron, Thiago Eciene e o artilheiro Edicarlos ainda tem contrato com o Brasília porém somente até o final do ano. Eles podem fechar com o alviverde se houver interesse de ambas as partes.
Para técnico, a expectativa fica em torno da volta de Reinaldo Gueldini ao comando. Porém como está dirigindo o arquirrival Brasiliense e não está obtendo resultados positivos, seu retorno está seriamente comprometido. E a solução pode estar mais perto do que se imagina. O treinador dos aspirantes e do Ceilandense Gérson que conquistou o acesso pelo tricolor está cotado para ser técnico da equipe principal em 2010. O fato do Gama liberar o profissional e seu preparador físico para Belo Horizonte é um sinal de que a diretoria confia em seu trabalho. O que pesa é o fato de que ex-zagueiro ainda não tem experiência no cargo, fato reconhecido até pelo próprio Gérson.
Abaixo segue uma lista com os jogadores que o Gama possui em seu plantel atual. Destes alguns devem ser colocados à disposição para contratação pelo Ceilandense ou compor o novo grupo de aspirantes para o ano que vem.
GOLEIROS: Veloso, Róbson, Wesley e Léo;
ZAGUEIROS: André, Pedrão e Lídio;
LATERAIS: Kabrine, Alexandre, Leozinho, Yomisio, Alex, Romário Tito e Elivelto*;
VOLANTES: Betson, Gleison, Ferrugem e Oliveira;
MEIAS: Allan, Geraldo e Doda*;
ATACANTES: Keké, Paulo Renê, Vinícius, Leandro, Tiuí e Maick.
* Retornam de empréstimo
Participe da enquete no canto direito da página e dê sua opinião ao BLOGAMA. Você pode ajudar seu clube. Sugestões de reforços também são bem-vindas. Fala galera!
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Missão cumprida, hora de dar os créditos e pensar no futuro
A parceria entre Gama e Ceilandense rendeu bons frutos para ambos os times. Assim é o pensamento de Marcelo Cruz (investidor do Ceilandense) e Flávio Raupp (Supervisor de futebol do Gama) na foto acima.
O casamento realizado com o Gama rendeu ao Ceilandense o acesso depois de três anos penando na segunda divisão. Para o Gama, foi uma ótima oportunidade de avaliar o trabalho realizado na base e realizar a busca da equipe que representará o alviverde no ano que vem.
Entre ambas as equipes o sentimento é de dever cumprido. Apesar de ainda restar um jogo para finalizar a competição (a decisão do título neste sábado), o objetivo de conseguir o acesso representa para o Ceilandense a oportunidade de representar a cidade ao lado do Gato Ceilândia. Para o Gama foi a comprovação de que a decisão de remontar a base foi acertada, embora ainda tenha de sofrer uma série de ajustes.
Para Félix (supervisor de futebol do tricolor,foto acima), a parceria rendeu o esperado e espera que esta continue entre ambos os clubes agora na primeira divisão. Ele afirmou ao BLOGAMA que vem observando atletas da segunda divisão para serem contratados e formarem o grupo do Ceilandense de 2010.
Já Flávio Raupp disse que os jogadores que disputaram a segundona serão reavaliados e os que demonstraram futebol durante a competição formarão a base do Gama para 2010 tanto no candango como na terceira divisão. Os demais serão colocados à disposição para contratação pelo Ceilandense. A esse grupo se somarão entre seis a oito reforços de peso que já estão sendo contactados para dar qualidade ao grupo do Gama em 2010. Após a decisão de sábado o grupo entra em férias e se reapresenta em novembro no CT do periquito.
COMISSÃO TÉCNICA PREMIADA
Antes uma aposta da diretoria, agora uma realidade. Gérson (foto acima à esquerda) coroou seu trabalho frente aos aspirantes com uma grande campanha à frente do Ceilandense e se consagrou como um técnico de futuro. Se ele vai assumir a função de técnico do Gama ou não em 2010, ainda vai depender de muita conversa, mas o certo é que o clube irá investir no ex-zagueiro.
Apontado por Raupp como um grande profissional, responsável pelo grupo estar "voando" em campo e por deixar o Departamento Médico do clube sem trabalho, Christian Botelho (foto, ao lado de Raupp) que é o preparador físico do Gama irá acompanhar Gérson à Belo Horizonte onde farão um estágio no Cruzeiro para aprimorarem seus conhecimentos técnicos. Terão acompanhamento do técnico do celeste mineiro Adilson Batista. O técnico do Botafogo-DF, Marquinhos Bahia também fará o mesmo curso.
O Ceilandense se reapresenta hoje visando os treinamentos para a decisão do título do campeonato diante do Botafogo-DF em local ainda não confirmado. Gérson não poderá contar com Romário Tito (contundido) e além de Thiago Eciene e Paulo Renê que foram expulsos na última partida diante do Unaí.
sábado, 10 de outubro de 2009
Na Batalha do Acesso deu Ceilandense
O clima quente de Unaí-MG era de decisão dentro e fora das quatro linhas. E jogando em seu estádio diante de sua apaixonada torcida o Unaí vendeu muito caro a vaga na primeira divisão para o Ceilandense. Foi um jogo que teve de tudo: provocação de torcida, pênalty, expulsão, invasão...
Em um jogo tão decisivo o normal é que os placares sejam magrinhos, mas ao contrário do tradicional a decisão terminou empatada em 3x3. E emoções não faltaram na partida, pois o Unaí chegou a estar vencendo por dois gols de diferença. Apenas mais um gol e os mineiros conseguiriam o acesso. Mas a garra do grupo tricolor somado ao bom trabalho do técnico Gérson superou todas as adversidades e como prêmio veio a conquista da vaga na grande final da Segunda divisão.
MINEIROS ENDIABRADOS
O técnico Gérson manteve o mesmo esquema do jogo passado, porém com as entradas de Thiago Eciene e Geraldo nos lugares de Betson e Vinícius respectivamente.
Precisando de um placar elástico para conseguir avançar, o Unaí partiu para o tudo ou nada logo no início do jogo. Apesar do calor infernal, o time mineiro era só disposição. E foi nas bolas paradas que o alviverde conseguia ter mais sucesso.
Logo aos quatro minutos em cobrança de falta, o atacante Gustavo contou com o escorregão de Veloso para abrir o placar e colocar pressão nos visitantes. 1x0.
Sozinho no ataque o artilheiro Edicarlos sofria uma marcação implacável e não conseguia tocar na bola. Mais organizados em campo os mineiros seguiam assutando em jogadas pelas laterais.
Aos 32 foi em uma jogada dessas que o lateral direito Rogério passou como quis pela zaga até ser parado com falta na linha da grande área. Na cobrança, Ricardinho cobrou rasteiro e ampliou. 2x0.
A empolgação dos mineiros foi aos extremos quando três minutos depois em sobra de bola no bico da grande área Naldo chutou forte e a bola bateu na trave direita de Veloso. Parecia que o Unaí iria reverter o resultado a qualquer momento. Mas aí o zagueiro Thiago Eciene roubou a bola no meio de campo e tocou na medida para Edicarlos pela direita chutar cruzado e diminuir. 2x1.
Os nervos se afloraram quando Thiago Eciene se enroscou com Marcelo e tomou cartão amarelo pela jogada. Como era o segundo, foi expulso de campo. O curioso foi que o atacante Edicarlos tomou o cartão do juiz Nivaldo Nunes como forma de evitar a expulsão, porém não obteve sucesso. E uma chuva de latas de cerveja caiu no banco do Ceilandense.
Com um a menos, o Ceilandense se perdeu em campo. Ferrugem e Pedrão se desentenderam dentro de campo e quase foram às vias de fato, mas foram separados pelos colegas. Aos 44 Esquerdinha deu um chutaço de fora da área e o goleiro Veloso aceitou. 3x1.
Gérson levantou as mãos para o céu quando o juiz apitou o fim do primeiro tempo. E no intervalo o presidente do Gama Paulo Goyaz foi pedir explicações para o árbitro da partida sobre a sua atuação.
SUPERAÇÃO TRICOLOR
Na volta para o segundo tempo o técnico Gérson tirou o esquentado Ferrugem para a entrada de Lídio. A mudança deu certo pois mesmo com um a menos o Ceilandense equilibrou o jogo e atacava os mineiros no contra ataque.
E logo aos 7 minutos o meia Geraldo tocou para Edicarlos pela direita. O atacante avançou e foi atropelado pela zaga. O juiz marcou pênalty acertadamente. Na cobrança Edicarlos bateu à meia altura e... Denilson defendeu para desespero do banco tricolor e dos torcedores visitantes.
O lance acordou o Unaí que perdeu dois bons ataques. No primeiro aos 13 Esquerdinha cobrou falta na pequena área e os dois atacantes alviverdes se enroscaram. E aos 16 o mesmo Esquerdinha passou no meio de dois zagueiros e de cara com Veloso perdeu o quarto gol.
Aos 17 o lance nevrálgico do jogo. Esticada de bola para Edicarlos dentro da pequena área. O goleiro Denilson saiu do gol e foi nos pés do atacante que caiu. O árbitro marcou pênalty de novo e foi rodeado pelos jogadores do time da casa que reclamaram muito. Presidente, técnico, imprensa...todo mundo invadiu o gramado para inquirir o árbitro que chamou a polícia para entrar em campo. Mas... cadê a polícia? Apenas três agentes dos aproximados dez que ficaram de plantão estavam presentes na hora.
O fato fez com que a partida ficasse paralisada por cerca de doze minutos até que a cizânia fosse resolvida. Depois do quiprocó, Djalminha pegou a bola e cobrou com perfeição. 3x2.
O gol desanimou o Unaí. Aos 20 boa triangulação entre Geraldo e Oliveira que chutou para fora. Aos 41 Esquerdinha dominou na pequena área, dividiu com Veloso e caiu pedindo pênalty, mas o árbitro nada marcou. A resposta foi imediata: Djalminha, um dos melhores em campo cruzou na área e Edicarlos quase empata.
Aos 46 Gérson tira Geraldo para a entrada de Paulo Renê. Logo aos 49 bate rebate dentro da pequena área e Veloso se redime fazendo grande defesa. Mas aos 53, Paulo Renê que havia acabado de entrar levantou o braço para defender a posse da bola e o jogador do Unaí foi ao chão. O árbitro entendeu que o atacante deu uma cotovelada e o expulsou, deixando o Ceilandense com nove em campo. Logo aos 56 Naldo faz uma jogada violenta em Kabrine e também é expulso.
Mas no minuto seguinte, a redenção. Cobrança de falta na área, Djalminha livre de marcação cabeceia para o gol e empata a partida. Festa tricolor dentro e fora das arquibancadas. 3x3.
Depois do empate a torcida do Unaí presente começou a deixar o estádio. Mas o juiz não apitava o fim do jogo. Aos 60 Gustavo chuta do bico da pequena área e manda na trave. 63 minutos e Gérson troca Kabrine por Vinícius.
Aos 65 tirambaço de Gustavo e Veloso defende. Somente aos 67 o juiz Nivaldo Nunes apita o fim de jogo e os jogadores foram fazer a festa junto à torcida presente.
Em um bonito gesto, a torcida do Unaí foi aplaudir a saída dos cabisbaixos jogadores do time mineiro, reconhecendo a luta dentro de campo.
A festa do Ceilandense continuou nos vestiários aos gritos de "ão, ão, ão, primeira divisão!". Depois em uma grande roda os jogadores rezaram para agradecer pela vitória. A festa terminou em uma churrascaria na cidade mineira.
Agora as atenções do grupo se voltam para a grande final diante do Botafogo-DF que eliminou o Brazsat com mais uma vitória por 2x1 no estádio do CAVE. Por ter feito melhor campanha, o alvinegro tem a vantagem de mandar a partida em seu estádio, porém a Federação pode marcar o jogo para o estádio Mané Garrincha. Botafogo e Ceilandense que já estão na primeira divisão de 2010 disputam o título em partida única neste sábado às 16:00.
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
INVASÃO - Torcida tricolor promete acompanhar a decisão
O torcedor do Ceilandense está ansiosa para que chegue o dia de amanhã (sábado). Isto porque o tricolor suburbano está a um passo de retornar à primeira divisão do campeonato candango, condição que deixou em 2006 quando foi rebaixado.
O Ceilandense precisa apenas de uma derrota por dois gols de diferença para ir à grande final contra o vencedor do confronto entre Botafogo-DF e Brazsat. Mas ninguém no clube nega que o objetivo principal é subir.
Depois de golear o Unaí em casa no sábado passado, a confiança ad torcida é grande na classificação do time tricolor. Para tanto anunciou que cinco ônibus partirão daquela cidade satélite rumo ao interior mineiro para empurrar o time e conquistar o objetivo.
CAUTELA
O técnico Gérson se vira como pode para conter a euforia dentro do grupo. Ele tenta passar aos jogadores que enquanto o juiz não apitar o fim do jogo nada está ganho e que o time tem que esquecer esta vantagem para não ser surpreendido: "Já passei por muitas surpresas no futebol" disse.
Gérson ainda falou o que pretende encontrar em Unaí no jogo decisivo: "O Unaí é uma equipe muito forte dentro de casa e deve vir pra cima".
Para a partida de amanhã Gérson sinaliza entrar com o mesmo time que entrou em campo no início do primeiro tempo em Ceilândia. Isso significa que o trio de volantes e os dois meias (Kabrine e Vinícius) devem começar a partida e apenas Edicarlos posicionado no ataque. Apesar de ter sido o reponsável direto pela virada no jogo passado, o atacante Paulo Renê treinou entre os reservas e deve ficar como opção no banco.
MISTÉRIO
No Unaí o mistério ronda a equipe que decidirá em casa a classificação para a final. Depois da goleada sofrida fora de casa, o técnico Adenilton Soares esconde o jogo e a escalação da equipe que terá a dura missão de reverter a goleada do tricolor.
Sem muitas opções, o Unaí deve partir para o tudo ou nada dentro de casa e pode escalar um time ofensivo para tentar a virada.
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
TJD alivia e jogo de volta do tricolor está confirmado
Ontem à tarde o TJD do Distrito Federal julgou os pedidos de perda de mando de campo de Unaí e Ceilandense relatados pelos árbitros das respectivas partidas. O Unaí pelo fato de um torcedor ter jogado uma garrafa de água no campo de jogo. O Ceilandense foi julgado por atrasar o reinício da partida, uma vez que o preparador físico do tricolor Cristian Ramos chutou a bola do jogo para fora do estádio aos 30 minutos do segundo tempo.
Mas ambos os clubes foram absolvidos pelo Tribunal. Assim o jogo de volta entre Unaí e Ceilandense está confirmado para este sábado às 16:00 no estádio Urbano Adjuto em Unaí-MG.
Para esta partida o técnico Gérson não poderá contar com o lateral Romário Tito contundido. No mais o restante do grupo está à disposição para a missão de segurar o Unaí e conquistar o acesso para o tricolor suburbano. O Ceilandense pode perder por até dois gols de diferença que estará classificado para a primeira divisão do candango de 2010.
FBF TIRA O CORPO FORA
Já no Rio de Janeiro, a FBF conseguiu uma vitória no caso do calote do pagamento de taxas de arbitragem dos jogos do Gama em 2006. No caso do jogo contra o Náutico, a Federação apresentou comprovantes de pagamento das taxas daquela partida e foi inocentada. Já os problemas nos jogos do alviverde contra São Raimundo, CRB e Sport foram encaminhados para a procuradoria, já que a defesa da FBF alegou que os processos já haviam sido julgados por outra comissão do STJD.
Agora o Gama pode ser punido de acordo com o artigo 223 (Deixar de cumprir ou retardar o cumprimento de decisão, resolução ou determinação da Justiça Desportiva), cuja pena pode ser uma multa de 10 mil a 200 mil reais ou a suspensão do clube, até que a situação seja regularizada.
terça-feira, 6 de outubro de 2009
NÃO OLHE PRA MIM - FBF será julgada por calote do Gama
Com informações do repórter Rafael Moura
Desaparecido dos jornais desde que foi eliminado da série C deste ano, o Gama será alvo de especulação no dia de hoje. O motivo é que consta na pauta do STJD um julgamento da Federação Brasiliense de Futebol sobre o calote no pagamento de taxas de transporte e alimentação para árbitros que atuaram em jogos do Gama na série B de 2006. Curiosamente foram os jogos em que o alviverde jogou com portões fechados cumprindo decisão do mesmo Tribunal.
O vice-presidente da Federação Paulinho Araújo que também é testa de ferro do político presidente Fábio Simão declarou à reportagem do jornal Tribuna do Brasil que acha injusta essa cobrança ser sobre a Federação, entendendo que essa oneração deveria ser de responsabilidade dos clubes: “Enquanto a federação for obrigada a arcar com os custos dos nossos clubes, isso vai acontecer. As entidades estão conversando para que essa cobrança seja mudada, afinal são os clubes que entram em campo” disse.
Embora o julgamento ainda não tenha sido consumado, Paulinho já "jogou a toalha" e acredita que o Tribunal fatalmente condenará a FBF a pagar as taxas em atraso cujo valor está em torno de R$ 30 mil. Mas ainda tem esperanças de que o Gama pague o preju: “Quando a gente consegue colocar as dívidas em ordem vem mais um gasto desses. Mas vamos arcar com os custos para que ninguém seja prejudicado e aguardamos que o Gama nos pague o mais breve possível”.
Já o presidente do alviverde candango Paulo Goyaz não deu explicações sobre o caso e nem atende o celular.
EXCLUSIVO - BloGama entrevista Raupp e Gérson [Parte III]
e do Técnico Gérson
(Foto: Marcelo Gonçalo)
Hoje postaremos a última parte da entrevista exclusiva feita pelo BloGama com o diretor de futebol Flávio Raupp e o técnico Gérson. Confiram um texto de Marcelo Gonçalo como introdução deste última parte de entrevista:
O tapete vermelho estava estendido para a equipe do BLOGAMA na sexta feira passada (02/10/09). O supervisor de futebol do Gama Flávio Raupp de forma muito atenciosa falou à reportagem do site sobre o projeto que está sendo implementado no alviverde e esclareceu diversas dúvidas que pairavam na cabeça de todos os torcedores do Gama.
Acompanhado do gerente de futebol Mauro, do técnico do Ceilandense Gérson e do Auxiliar de comunicação Nur Omar, Raupp falou sobre sua trajetória recente no Gama, as dificuldades sofridas pela equipe em 2009 e os planos que estão sendo colocados em prática para garantir um Gama forte para 2010.
A conversa foi tão agradável que duas horas e meia foram insuficientes para falar de tudo que estava planejado pela equipe. Foi a primeira vez que nossa equipe teve oportunidade de adentrar o CT do Gama na Ponte Alta norte, então como visitantes abusados que somos fizemos questão de conhecer toda a estrutura do local. Departamento Médico, Departamento de Futebol,Vestiários, Campos de treinamento, Lavanderia, Refeitório... Nada escapou dos olhares atentos de nossa equipe.
Torcedor alviverde que se preze não pode deixar de ler os tópicos. (Marcelo Gonçalo)
Entrevista - Parte 3:
BLOGAMA: Segundo o Bid-E da CBF no dia 22/09/2009, site que mostra os registros diários de jogadores em todas competições oficiais, constam rescisões de contrato em nome do Ceilandense dos jovens meias: André Luiz e Tiago Ferreira, esses atletas não serão aproveitados em 2010?
Raupp: Indisciplina grave, mais de uma vez. Primeiro levaram uma multa, na reiscidência foram dispensados.
---
BLOGAMA: Caso o atacante Bebeto volte ao Gama, o atleta irá disputar o Candangão de 2010 pelo alviverde?
Raupp: Eu sou contra a volta do Bebeto. Pelo que fez ele nem precisa voltar.
---
BLOGAMA: A situação do centro-avante problemático Adriano Magrão é, até hoje, uma grande incógnita para os torcedores, o que será feito do atleta? Sendo que, segundo foi publicado ano passado o Gama comprou parte dos direitos do jogador.
Raupp: Não conto com ele. É um jogador que não posso contar. Não estou a par da situação dele. O Gama paga salário para ele porque tem contrato. Salário, não direito de imagem. É uma situação difícil. Se um jogador não quer jogar no Gama, eu não conto com ele.
---
BLOGAMA: O meia Tiago Bezerra, poderá voltar para a Série C?
Raupp: Ele voltou para Brasília, perguntei se ele queria jogar pelo Gama, não senti muita firmeza. Ele voltou com uma contusão do time do exterior, mandamos ele para o Dr. Flory e para o Dr. Leão que foram os médicos que cuidaram do Yomísio, e segundo o Dr. Leão, ele passou a consulta toda dizendo que não queria jogar no Gama.
Pode ser motivado por alguma situação que ele passou aqui com a antiga diretoria, iremos conversar com o jogador, mas não quero jogador que veste a camisa do Gama por obrigação, se ele quiser jogar pelo Gama ele voltará, é um baita jogador!
---
BLOGAMA: Os patrocinadores de 2009 estão confirmados para o próximo ano?Já houve reuniões nesse sentido?
Raupp: O presidente está trabalhando nisto.
---
BLOGAMA: O ex-presidente do Gama Wagner Marques disse no meio do ano que ao final da Série C deixaria a Sociedade Esportiva do Gama, mas depois surgiram boatos dizendo que o mesmo pediu R$11 milhões para sair do Gama. Como está a situação do Wagner no Gama?
Raupp: Eu espero que o Paulo Goyaz consiga organizar o clube nesta parte política. Se ele não conseguir pode atrapalhar, não em questão do Wagner Marques, ele não atrapalha, inclusive já abraçou o projeto atual do Gama e vai em todos os jogos do Ceilandense.
---
BLOGAMA: O Goleiro Alencar afirmou que queria voltar para o Gama para ajudar o time no seu projeto e a voltar para onde nunca deveria ter saído que segundo ele é a Série A, ele voltará?
Raupp: Me comprometi com o presidente Paulo Goyaz a não falar em nomes.
---
BLOGAMA: O Brasiliense atrapalha muito o Gama?
Raupp: O jogador que estamos escolhendo para a base do time tem uma identidade com o Gama, outro aspecto é a discrição na montagem do elenco. Temos que ter o cuidado para não vazar nomes.
---
Revelações da BASE:
Gérson: O Alexandre, atualmente lateral-esquerdo, na minha opinião está na posição errada, por isso estou colocando-o para treinar como zagueiro e afirmo que ele vai ser um dos melhores zagueiros canhotos do Brasil. Ele é muito bom, seguro!
O Alexandre e o Allan são jogadores de muita qualidade que tem mais um ano de Jr. Eles treinam com o Profissional para ganhar experiência e quando forem para o Profissional vão arrebentar.
domingo, 4 de outubro de 2009
EXCLUSIVO - BloGama entrevista Raupp e Gérson [Parte II]
Entrevista - Parte 2:
BLOGAMA: Quais são as pretensões do Gama para ao Candangão de 2010?
Raupp: Tenho convicção de que vamos entrar muito fortes no campeonato de Brasília. Vamos entrar com outra cara, com jogadores locais que tem orgulho de vestir a camisa do Gama. A base está formada, agora estamos contratando nomes que façam a diferença no elenco.
Gérson: Ano passado quando cheguei ao Gama antes da nova diretoria assumir tínhamos 4 jogadores contratados e mais de 40 fazendo teste, o professor Vitor Hugo estava perdido, não sabia como ia fazer para montar um time. Começamos a fazer o projeto dos aspirantes com pretensões de termos jogadores, de ter uma base. Agora sim nós temos um time, independente de fazer contratações ou não, temos uma equipe-base.
---
BLOGAMA: Ao andar pelo Gama, bares, restaurantes, shopping e conversar com antigos torcedores do Gama, muitos costumam reclamar da atual situação do time, que o clube está mais elitizado depois que a sede foi para o Plano Piloto e que se afastaram dos estádios. O que fazer para esses torcedores voltarem ao Bezerrão com aquela paixão antiga, com o intuito de apoiar sempre o Gama?
Raupp: A torcida tem toda a razão em chiar, o Gama é o maior detentor de títulos do DF, jogou a Série A por muitos anos e agora está na Série C. A torcida não quer saber do projeto de reestruturação, de dificuldades que os dirigentes tem, só querem ir ao estádio e ver o time ganhar.
E para podermos ter resultados positivos nas próximas competições estamos trabalhando 24hrs por dia neste projeto de recuperar o Gama, o caminho que nós escolhemos é este que vocês viram hoje (reestruturação).
---
BLOGAMA: Com a notícia de que o ex-zagueiro Gérson seria o técnico do time de aspirantes do Gama, muitos torcedores ficaram com uma pulga atrás da orelha, mas, depois de tirar bons rendimentos dos atletas da equipe de aspirantes ele ganhou a confiança e admiração de muitos torcedores. A dúvida está no ar, com a ida de Reinaldo Gueldini para o brasiliense, Gérson será o técnico de 2010?
Gérson: Eu não tenho medo, o momento certo vai chegar. Na hora que o Gama precisar estarei a disposição, não estamos pensando nisso, ainda vai chegar a hora que vamos sentar e conversar sobre isso.
Neste momento não estamos preocupado com isso, nosso objetivo é montar a base do Gama.
Para eu ser mais um treinador de Brasília não serve, quero me aperfeiçoar, continuar ganhando experiência, fazer estágios, não é meu objetivo ser apenas mais um treinador em Brasília. Estou muito satisfeito por estar trabalhando no Gama
Raupp: O Gérson é um cara competente, honesto e comprometido com o projeto do Gama, com certeza sua hora ainda vai chegar.
---
BLOGAMA: Como foi quando você recebeu o convite para treinar a equipe de aspirantes?
Gérson: Foi sensacional, quando cheguei ao Gama na primeira vez como auxiliar do Ademir Fonseca, vi que era bom, e esse foi um desafio maravilhoso. Ao ser convidado para treinar o aspirantes deixei claro que queria liberdade para trabalhar. Percebi que meu lugar é comandando, e neste projeto da equipe de aspirantes senti que posso fazer algo a mais pelo Gama.
---
BLOGAMA: O Zagueiro Gérson era conhecido pelas entradas duras e pela raça. Você tenta passar esse espírito de “jogo duro” para seus comandados?
Gérson: Com certeza. Tento passar o espírito de luta, de ser guerreiro. A experiência que passamos para os meninos é que temos que ser vencedores, no futebol não existe espaço para perdedores.
---
BLOGAMA: O jovem polivalente Elivelto está de volta ao Gama depois de um empréstimo ao Grêmio Porto Alegrense. Como está o atleta?
Raupp: Ele foi para o sul para um projeto do Grêmio e uma parceria nossa, não por empréstimo. O Elivelto voltou outro jogador, com mais massa física, mais técnica e com uma cabeça melhor.
sábado, 3 de outubro de 2009
De virada Ceilandense atropela Unaí e fica perto do acesso
O Ceilandense deu um passo quilométrico na sua busca ao acesso à primeira divisão. Jogando no estádio Abadião nesta tarde, o tricolor suburbano fez valer o seu mando de campo e goleou o Unaí pelo placar de 4x1.
O resultado reverte a vantagem que o time mineiro havia conquistado e agora o Unaí terá que vencer por pelo menos três gols de diferença para conseguir o acesso e a vaga na final. Mas o placar não refletiu o que foi o jogo, pois o time mineiro vencia a partida até o final do primeiro tempo.
TEMPO BOM E CASA CHEIA
Tudo estava conforme o figurino para a partida: Clima ameno, gramado em bom estado e torcida lotando as dependências do Abadião empurrando o time da casa. Aliás a cidade abraçou a causa e a diretoria promoveu sorteio de brindes, queima de fogos além de baixar o valor dos ingressos.
Já com a bola rolando, as coisas não foram tão bem. O técnico Gérson armou o Ceilandense no mesmo esquema 4-3-2-1 de Dunga da seleção brasileira: três volantes (Betson, Iron e Ferrugem), dois meias (Kabrine e Vinícius) e apenas Edicarlos no ataque. Se na seleção o esquema dá resultados, no Ceilandense não surtiu o mesmo efeito.
Fechado na defesa o Unaí pouco avançava ao ataque. O domínio da partida era do time da casa, mas o domínio não se traduzia em oportunidades de gol. Tanto que o primeiro lance de perigo foi do Unaí. Aos nove minutos cruzamento na área e Betson escorou com a barriga. Mas o árbitro da partida assinalou toque de mão na jogada e marcou pênalty. Betson não reclamou da arbitragem. Na cobrança Esquerdinha com direito à paradinha abriu o placar para os visitantes. 0x1.
Depois do gol o time da casa reagiu e em cobrança de escanteio Edicarlos mandou a bola na trave. Aos 18 o baixinho Iron arriscou de fora da área obrigando o goleiro Denílson a fazer uma grande defesa. Aos 27 Kabrine também arriscou de fora da área mas o goleirão estava lá para evitar o empate.
Aos 36 em bate-rebate no bico da grande área, Edicarlos arrematou por cima do gol. E depois aos 46 o zagueiro Léo praticamente colocou o pé no rosto de Edicarlos dentro da área. O atacante caiu pedindo pênalty, mas o juizão não marcou.
BRILHA A ESTRELA DO ARTILHEIRO
Na volta para o segundo tempo, o técnico Gérson sacou o meia Vinícius (que parece um clone do Dendel) e promoveu a entrada de Paulo Renê (foto). Com isso o time voltou ao 4-4-2 tradicional e o artilheiro dos juniores foi decisivo na partida.
O técnico Gérson deve ter falado alguma coisa aos atletas pois foi outro time que voltou no segundo tempo. Logo aos cinco minutos, cobrança de falta pela esquerda. A zaga cabeceou para trás e no segundo pau estava Paulo Renê para escorar e mandar para o fundo das redes. Era o gol de empate do Ceilandense e o primeiro de Paulo como profissional que comemorou muito. 1x1.
O Unaí nem bem se refez do golpe e levou a virada. O guerreiro Ferrugem roubou a bola no campo de ataque e tocou para Paulo Renê que deslocou seu marcador e chutou no canto direito de Denilson que nada pôde fazer. 2x1 Ceilandense.
E o ritmo era intenso. Um minuto depois Paulo Renê quase marca de novo de cabeça porém a bola foi para fora. Aos 16, Edicarlos recebeu passe pela direita e mesmo com Paulo Renê livre na pequena área fuzilou para o gol. Denílson defendeu.
Aos 27 o Unaí respondeu. Esquerdinha de longe arriscou de fora da área e a bola bateu no travessão. No contra ataque Paulo Renê quase amplia.
Gérson resolveu tirar o meia Kabrine para a entrada de Geraldo. E logo em seu primeiro lance o meia recebeu passe no meio de campo e foi carregando a bola até o bico da grande área. Quando a zaga viu que ele não iria tocar e sim chutar para o gol já era tarde. Chute cruzado no canto e mais um gol. 3x1.
Aos 33 Ferrugem roubou a bola novamente no campo de defesa e tocou no meio para Paulo Renê. O atacante deu um toque desconcertante de calcanhar para Edicarlos que driblou o zagueiro e o goleiro para marcar o seu sexto gol na segundona. Um golaço! 4x1 Ceilandense.
Aos 42 mais uma mexida acertada de Gérson: sacou o volante Ferrugem para a entrada do zagueiro André. Thiago Eciene foi deslocado para o meio de campo. Aos 50 minutos um lance incrível. Edicarlos recebeu lançamento em profundidade no meio da zaga e ficou cara a cara com Denilson. Mas na hora do drible o goleiro alviverde levou a melhor. Final de jogo Ceilandense 4 e Unaí apenas 1.
Com isso o tricolor suburbano pode até perder a partida em Unaí por dois gols de diferença que ainda assim se classificará para a final e garantirá o acesso. O jogo acontece no próximo sábado às 16:00 no estádio Urbano Adjuto em Unaí-MG.
RESULTADOS
- Ceilandense 4x1 Unaí
- Brazsat 1x2 Botafogo
(Foto: Sérgio Vinícius - BloGama.Net)
Nesta sexta-feira (02/10) o diretor de futebol Flávio Raupp e o técnico Gérson deram uma entrevista exclusiva ao BloGama.
A entrevista será publicada em 3 partes aqui no BloGama.Net, acompanhem:
---
Entrevistados:
Nome completo: Flávio Raupp Fonseca
Data de nascimento: 15/03/1962
Naturalidade: Rio Pardo/RS
Função: Diretor de Futebol
Nome Completo: Gérson Vieira de Freitas
Data de nascimento: 22/03/1972
Naturalidade: Brasília/DF
Função: Treinador do Ceilandense
---
Apresentação:
A entrevista com o Diretor de Futebol Flávio Raupp e o Técnico do Ceilandense Gérson aconteceu no dia 02/10/2009 na sala da Presidência localizada no CT do Gama, foi um bate-papo descontraído e bastante proveitoso para entendermos um pouco mais sobre o que se passa na Sociedade Esportiva do Gama. Estavam no local Sérgio Vinícius e Marcelo Gonçalo, responsáveis pelo BloGama. Representando o Gama, o assessor Nur Omar, o Diretor de Futebol Flávio Raupp e o técnico Gérson, além deles, o gerente de futebol Mauro estava conosco até certa parte da conversa, mas tinha outros compromissos e teve que se retirar.
Pudemos conhecer um pouco mais do que é o Gama por dentro atualmente, muito mais organizado do que nas eras anteriores. Impressiona a complexidade que é um clube de futebol do tamanho e com a estrutura do Gama. Conhecemos também parte da estrutura física do CT do Gama onde vimos a sala de fisioterapia (atualmente não há nenhum jogador lesionado), os vestiários, a sala de musculação que está em montagem, a lavanderia, o refeitório, a sala da presidência e a sala da comissão técnica.
Em toda a conversa que se estendeu de 10 horas da manhã às 13 horas, Raupp fez questão de salientar que o time do Ceilandense é apenas a base do Gama para o ano que vem e não o time formado, serão contratados mais alguns jogadores.
Ao início da entrevista, Raupp avisou que não falaria em nomes de possíveis contratados, porque ao fazer, poderia atrapalhar negociações. O BloGama visa fortalecer a S.E. Gama, então fizemos questão de não forçar para que divulgassem possíveis jogadores. Quando formos autorizados, podem ter certeza de que este será um dos primeiros meios de comunicação em que serão divulgados os nomes dos novos contratados.
O diretor Flávio Raupp que se declarou nosso leitor, ainda deixou as portas do CT abertas para o BloGama, ao contrário da antiga diretoria onde éramos sempre barrados ao tentar entrar no CT. Agora podemos trazer mais informações para vocês nossos leitores.
Ficou também, um convite para fazermos uma conversa aberta aos torcedores, mas para se tratar de futebol, segundo Flávio Raupp, só são feitas rodas de conversas direcionadas à política do Gama. O BloGama tentará se movimentar no sentido de conseguir organizar esse pequeno evento onde todos os torcedores serão bem vindos!
Gostaríamos de agradecer aos membros do Gama pelos esclarecimentos e pela receptividade na manhã desta sexta-feira.
---
Entrevista, 1ª Parte:
BLOGAMA: Todos os torcedores estão curiosos e desconfiados sobre o futuro do Gama em 2010, qual vai ser a postura do Gama na próxima temporada? Qual o projeto do Gama para 2010?
Raupp: Montar uma base ao longo de 2009/2010 com jogadores entre 20 e 22 anos que tenham uma certa vivência no futebol e que tenham uma identidade para com o clube. Iremos recuperar a base do Gama com jogadores de Brasília, a base está pronta, temos independência. Com a base atual (cerca de 28 jogadores) temos a segurança financeira de podermos colocá-los em campo sem se preocupar com patrocinador acertar contrato ou não.
Vamos trazer de 6 a 8 jogadores para o candangão, jogadores para fazer a diferença. Acabou aquela era de trazer 20, 25 jogadores para jogar um campeonato e ir embora ao final do campeonato.
Gérson: O time do Gama não está pronto, o que está pronto é a base, são jogadores baratos e que tem qualidade técnica, diminuem a folha salarial do Gama permitindo a nós contratar jogadores de impacto para reforçar o elenco. Há muito tempo o Gama não tinha mais jogadores próprios, alguns se destacavam e outros times negociavam com eles sem precisar procurar o Gama.
---
BLOGAMA: Após a desclassificação do Brasília F.C. na série D de 2009, a equipe do Ceilandense foi reforçada por alguns jogadores que saíram do Colorado, depois disso, o rendimento da equipe de Ceilândia aumentou. Alguns jogadores que eram do Brasília e estão se destacando no Ceilandense como o atacante Edicarlos, podem ser contratados pelo Gama?
Raupp: Podem sim, eles estão livres, um dos pré-requisitos para entrar no projeto do Gama é estar livre de qualquer time, eles não tem contrato com nenhum time e estão sendo observados pelo Gama.
Gérson: Não só eles, mas como outros jogadores de outros times que estamos observando também podem ser contratados.