segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Um fio de esperança

Autor: Marcelo | segunda-feira, 29 de novembro de 2010 | Categoria: |


O campeonato brasileiro da terceira divisão de 2010 ficou marcado na memória da torcida gamense pela péssima campanha da equipe alviverde. O Gama disputou oito partidas e conseguiu a proeza de não conseguir uma vitória sequer mesmo diante de equipes inexpressivas como Luverdense-MT e Macaé-RJ. Com apenas cinco pontos conquistadoes em cinco empates, o periquito foi rebaixado para a última divisão do Brasileiro, a temida série D.

No entanto, um fato ocorrido na segunda fase do campeonato pode alimentar a esperança de o Gama permanecer na série C. Isto porque o Ituiutaba-MG que fez parte da chave do Gama conseguiu conquistar o acesso e disputou inclusive a taça de campeão com o ABC-RN que acabou vencendo a segunda partida e conquistou o caneco. No entanto a CBF divulgou posterirmente que os volantes Tarcísio e Vinícius foram pegos no exame anti-doping após a partida Ituiutaba-MG e Chapecoense-SC.

ENTENDA O CASO
Após conquistar a primeira posição no grupo C, o Ituiutaba enfrentou na segunda fase a equipe do Chapecoense-SC e conseguiu se classificar após dois empates. Porém os dois jogadores do time mineiro foram escolhifos para fazer o exame antidoping e as amostras de urina acusaram a presença de Femproporex, um inibidor de apetite de uso proibido pela CBF.

O caso só chegou ao STJD após o final da competição. O Tribunal marcou a sessão para o dia 23 e os jogadores envolvidos se negaram a pedir contra prova. Ambos negaram ter ingerido o medicamento. No dia do julgamento a defesa do time mineiro usou uma manobra para ganhar tempo: exigiu da CBF o esclarecimento do sistema de coleta da urina para saber se o coletor utilizado era de vidro ou plástico. Segundo a defesa, a informação era crucial para determinar os rumos da defesa. Assim sendo, o Tribunal consentiu com o pedido e deu dez dias de prazo à CBF para informar o clube e remarcar a audiência.

O QUE DIZ A LEI
O Código Brasileiro de Justiça Desportiva no Título IX, Capítulo III arts 244 a 249 prevêem que em caso de doping o jogador pode pegar até dois anos de suspensão. Foi o caso do atacante Dodô que ficou afastado dos gramados depois de ter sido pego no antidoping pelo Botafogo-RJ. No entanto se ficar comprovado que o clube teve participação na dopagem, a equipe perde os pontos conquistados e é excluída da competição.

O caso é inédito na Justiça Desportiva porque se trata de dois jogadores da mesma equipe serem pegos com a mesma substância, o que reforça a tese de que houve de fato a participação do clube no doping. Isto dá margem à várias correntes de pensamento judicial. A tendência da Justiça é de que os atletas sejam punidos e que o Ituiutaba seja confirmado na série B de 2011 como vice-campeão. No entanto se ficar comprovada a participação do clube, o Ituiutaba seria excluído da competição e disputaria a série D de 2010.

Tudo está nas mãos dos juízes do STJD. Se estes entenderem pela exclusão do Ituiutaba, terão que decidir se irão corrigir a competição pelo ranking ou pelo regulamento da competição. No primeiro caso que é o mais simples, o Macaé-RJ que foi 5º colocado na classificação geral seria o promovido à série B do ano que vem e o Juventude-RS que foi o 17º se salvaria do rebaixamento. Porém se o Tribunal decidisse pelo regulamento da competição, o Macaé-RJ disputaria a vaga com o Chapecoense-SC no lugar do Ituiutaba-MG, Luverdense-MT faria a segunda decisão com o Criciúma-SC e o Gama permaneceria na série C, já que o regulamento prevê apenas um rebaixado por chave.

A segunda condição apesar de ser a mais justa hoje seria inviável, já que as equipes eliminadas já dispensaram seus atletas. Mas se for uma briga judicial, o Gama leva vantagem por ter um Presidente com amplo conhecimento na área. Paulo Goyaz, foi o advogado do Gama que peitou a CBF e evitou o rebaixamento do Gama em 1999.

Agora é aguardar o desenrolar dos acontecimentos. A diretoria está de olho neste julgamento e se houver uma chance de que o rebaixamento seja evitado, a diretoria tomará as medidas cabíveis.

Até o momento 3 comentários:

  1. Li ontem no correio braziliense que o gama vai dar dinheiro para o américa de natal, para pagar o bicho de 300 mil reais pela vitória sobre o Braziliense. O absurdo é que este ano os jogadores ficaram várias meses sem receber salário, e montaram um time medicre alegando não ter dinheiro. Torci para o braziliense ser rebaixado, mas dar dinheiro para o américa que também lutava para não ser rebaixado, é demais. Acho que a diretoria já está gastando o dinheiro da venda da sede.

    Pedro

  2. que nada essa diretoria quer e acabar com o gama e vender tanbém o ct e ficar com tudo para eles

  3. Nem vale a pena tentar. São muitas as condições nescessárias para o Gama "virar" esse rebaixamento. Melhor mesmo é montar um time decente, à altura da nossa camisa, pra voltarmos à série C na bola.


Leave a Reply

Pesquisar este blog