quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Túnel do tempo

Autor: Marcelo | quarta-feira, 3 de novembro de 2010 | Categoria: |


Esta foi a primeira taça de campeão candango de futebol conquistada
por um time do Gama. E não foi a SEG.

Foto: Memorial Gamense

O ano era 1969 e a cidade de Brasília era um verdadeiro canteiro de obras. O Gama então, nem se fala. Naquela época a única diversão existente entre os milhares de funcionários das empreiteiras encarregadas pela construção de Brasília era o futebol.

O historiador do Gama Márcio Almeida vem trabalhando para lançar o DVD que conta a história da fundação do Gama. E em sua busca deparou com a bonita história do COENGE que alguns anos depois forneceu os primeiros jogadores que vestiriam a camisa da futura Sociedade Esportiva do Gama em 1976.

A primeira entidade responsável pelo futebol do DF era a Federação Desportiva de Brasília e vários clubes das décadas de 60 e 70 derivavam de empreiteiras ou empresas públicas. A exemplo do Defelê que era a sigla do Departamento de Força e Luz (hoje CEB), Rabello, Alvorada e outras tantas.

O Gama contava com uma contrutora sediada na cidade chamada COENGE e tinha sede na quadra 22 do Setor Oeste. Os funcionários desta empresa formaram um time de futebol amador que disputava o campeonato da categoria no campo do Mariano onde hoje (ainda) é a sede social do Gama em frente ao estádio Bezerrão. Eis que no ano de 1969 a Federação resolveu convidar equipes amadoras para participar do campeonato local entre elas a COENGE e dar mais competitividade ao certame.


No pôster de campeão o time da COENGE campeão estadual em 1969. Em pé: Pereira,Ferraz,Hugo,Mauro,Tatá e Eustáquio;
agachados:Márcio,Divino,Noé,Marcos e Oscarzinho

Foto: Memorial Gamense


A equipe alvinegra comprovou a vocação de cidade de fazer bom futebol e depois de se reforçar acabou sendo campeã estadual naquele ano desbancando equipes profissionais e até favoritas ao título como o Grêmio Brasiliense (ver matéria abaixo). Foi a primeira taça de futebol conquistada por um clube da cidade. O título foi conquistado no Campo do Mariano (atual sede da SEG) e dentre outras façanhas a equipe ganhou do Goiânia, empatou com o Tupy/MG (quando ganhou uma medalha do Presidente da República Emílio Médici), foi a base da Seleção de Brasília que jogou contra o Flamengo/RJ de Garrincha no extinto estádio Pelezão.


Na foto acima, o atacante Garrincha posa ao lado de Xixico da
Seleção de Brasília em amistoso realizado no estádio Pelezão em 1969.

Foto: Memorial Gamense


Entretanto os dias de glória da construtora acabaram e o time acabou sendo extinto alguns anos depois. Em assembléia da Federação realizada em 1971 Gaminha, Planalto, Coenge, Defelê, CSU e Serveng Civilsan foram desfiliados e não participariam mais dos campeonatos locais. O Coenge, a partir daí, só disputou campeonatos na cidade do Gama, sendo campeão na categoria veterano anos depois. Para relembrar aquela conquista, vários jogadores que fizeram sucesso por aquele time como o lateral Xixico e o atacante Oscarzinho se reunirão no próximo domingo (07/11) às 09:00 da manhã em frente ao estádio Bezerrão para serem homenageados. Será também a parte final do DVD da fundação do Gama.

CLUBES EXTINTOS
Uma curiosidade mórbida marcou este campeonato. À exceção do Gaminha e Guará, todos os clubes que disputaram aquele campeonato foram extintos ou acabaram com outro nome. Vejam alguns dos times que participaram daquela Taça Brasília em 1969:




Grêmio Brasiliense
: Favorito ao título em 1969, a equipe alviverde foi fundada em 1959 para lazer da população da Metropolitana. Era sediada na cidade do Núcleo Bandeirante e foi campeã em 1970.






Rabello
: O segundo maior time de futebol criado no DF (o primeiro foi o Guará), foi criado em 1957 pela Construtora Rabello, cujo dono era o empresário Marco Paulo Rabello, grande amigo do ex-presidente Juscelino Kubitschek e responsável pela construção de importantes obras em Brasília, dentre as quais o Palácio da Alvorada, a Estação Rodoviária, o Supremo Tribunal Federal e a Universidade de Brasília. Foi bicampeão de Brasília em 1966 e 1967. Fechou as portas em 1971.







CEUB: Criado em 1968 por universitários do Centro de Ensino Unificado de Brasília, o CEUB foi a primeira equipe Brasiliense a disputar a divisão principal do campeonato nacional, em 1973. Foi campeão candango em 1973. Parou com o futebol depois de uma tentativa de virada de mesa da FDB ao mudar as regras do campeonato candango no meio da competição em 1976.




Defelê: Um dos times pioneiros de Brasília, era o time dos funcionários do DFL (Departamento de Força e Luz). Foi campeão de Brasília por quatro vezes: 1960, 1961, 1962 e 1968. Seu estádio ainda é utilizado na cidade de Vila Planalto. Fechou as portas em 1970 depois que a NOVACAP não mais lhe deu apoio financeiro.




Clube de Regatas Guará: Foi fundado no dia 9 de janeiro de 1957, sendo assim o clube mais velho do Distrito Federal. Localizado na cidade satélite do Guará, o lobo foi fundado por um grupo de servidores do extinto Departamento de Topografia Urbana, órgão responsável pelas medições da futura capital federal. Entre eles Oswaldo Cruz Vieira, o Oswaldão, primeiro presidente do clube. Oswaldão, corintiano roxo, escolheu as cores preta e branca para o clube recém criado, além de adotar um distintivo semelhante ao do clube paulista. Apesar de ter sido o primeiro clube, o Guará só foi campeão uma única vez em 1996 (em cima do Gama). Hoje agoniza na segunda divisão candanga.






Serviço Gráfico: Time formado pela Associação de Servidores da Gráfica do Senado, foi campeão metropolitano em 1972.










Gaminha: Fundado em 1962, o Gaminha é um dos clubes mais antigos do DF. Foi mais ou menos o "berço" da Sociedade Esportiva do Gama já que Tim, o fundador da equipe alviverde fazia parte da diretoria do Gaminha e depois de uma briga com os demais membros saiu e fundou o Minas Atlético Futebol Clube que viria a se tornar a Sociedade Esportiva do Gama. O clube não joga mais o campeonato profissional (não se sabe o porquê) somente participando de torneios de categorias de base. Nunca foi campeão metropolitano profissional.

Até o momento 4 comentários:

  1. Excelente matéria sobre esporte de Brasília e do Gama. Estou interessador desde de já pelo futuro DVD do historiador Márcio Almeida e gostaria de ser avisado do seu lançamento. Josias M. S. Rincon, Área Octogonal Sul, Cruzeiro, DF. josiasrincon@yahoo.com.br 04.11.2010

  2. Parabens BLOGAMA por essa super materia é bom para aprimorar o conhecimento e para os mais jovens aprenderem um pouco mais sobre o alviverde de brasilia!!!

  3. Esclarecimento:

    O COENGE, assim como outras equipes como o PENHAROL, GAMINHA, REAL DE BRASÍLIA, MINAS ATLÉTICO CLUBE cederam jogadores para formar a Sociedade Esportiva do Gama.

  4. o oeste futebol clube, e 21 de abril, cedeu os jogadores mica, santana, cafuringa, para a fudação do gama, mica o maior artilheiro do futebol do gama com 42 gools marcado no ano de 74/75.


Leave a Reply

Pesquisar este blog