domingo, 20 de dezembro de 2009

"Cariocalização" do futebol candango é uma boa?

Autor: Marcelo | domingo, 20 de dezembro de 2009 | Categoria: |


O candangão de 2010 pode ter mais um clube carioca: O Dom Vascopedro/Bandeirante da Gama

Com informações dos repórteres João Porto e Rafael Moura
Brasília foi fundada em 1960 pelo então presidente Juscelino Kubitschek para ser o novo centro administrativo do Brasil. Órgãos que até então funcionavam no Rio de Janeiro que era a sede do Brasil tiveram que se mudar à força para a nova capital.
Por ser maioria, os cariocas trouxeram consigo as tradições do futebol. Mesmo à distância os novos moradores não deixaram de torcer para seus antigos clubes da cidade maravilhosa. Esse costume foi passado para os filhos e netos.
Não é novidade para ninguém que a grande maioria dos cidadãos candangos torcem para algum clube de fora. Apenas alguns poucos têm clubes locais como time de coração. Este fato levou alguns cartolas a apostarem na paixão dos torcedores cariocas a fundarem times locais filiados aos grandes cariocas.
O primeiro exemplo ocorreu hà muitos anos quando o Sobradinho trocou seu nome para Botafogo Sobradinho adotando o nome e cores da matriz carioca. Mas com a decadência do clube, o time caiu no esquecimento. O mesmo aconteceu com o time dos policiais militares, o Tiradentes que passou a se chamar Flamengo Tiradentes.
Hoje até um programa da TV Brasília (Esporte Show exibido diariamente às 12:20) que tem foco no futebol do DF tem dois repórteres que representam nas bancadas os dois maiores clubes do DF (Gama e Brasiliense) mas paralelamente torcem por times do RJ (Flamengo e Botafogo).
Em 2009, o Esportivo Guará vendeu o clube para um grupo de empresários que optou em chamar o clube de Botafogo-DF a fim de reunir a fiel torcida botafoguense nos estádios. A iniciativa deu certo e na final do campeonato candango da segunda divisão, o CAVE teve uma média de seis mil torcedores alvinegros torcendo pelo novo-velho clube. A vinda de jogadores que fizeram história na matriz ajudou a trazer a torcida e no ano que vem com a permanência de Túlio Maravilha e a chegada de Sérgio Manoel e Zé Carlos deve conquistar mais correligionários.
O Ceilandense mudou o seu tradicional uniforme tricolor para assumir o rubro negro similar ao do Flamengo-RJ. Pelo menos o time do subúrbio não mudou de nome, apenas assumiu uma parceria com o também rubro negro Atlético Goianiense. Mas pelo fato de se parecer com o Flamengo, a torcida Raça Fla do DF prometeu apoiar o Ceilandense no estadual do ano que vem.
Agora surgiu uma especulação de que o Vasco-RJ estaria procurando um clube para abrir uma filial sua no DF. O preferido seria o Brasília, mas agora o clube cruzmaltino está negociando com o Dom Pedro/Bandeirante para ser sua nova filial.
O presidente do time dos bombeiros Cléver Rafael disse que as conversas já estão adiantadas e se os planos derem certo a parceria pode ocorrer já em 2010: "Vai ser importante, os estádios vão ficar cheios e isso é legal para qualquer espetáculo. E como os flamenguistas são invejosos não duvido nada que em breve eles também estejam com uma filial aqui”. Mas para que o acordo seja efetivado, o cartola não abre mão de estruturas essenciais como Centro de Treinamento, categoria de base e projeto social. Já há até planos de trazer antigos ídolos do Vasco para chamar a torcida carioca, como o veterano meia Evandro Chaveirinho.
Entre os dirigentes locais, há controvérsias. O presidente do Botafogo-DF disse que o artifício de abrir um clube local inspirado no carioca é uma forma natural de conquistar torcida: “A cidade foi construída por pessoas de fora, não existe a possibilidade de ter tradição no esporte apenas com equipes locais” disse.
A declaração é rebatida pelo presidente do Brasília Roberto Marques e do Gama Paulo Goyaz. Marques não acredita que esta parceria seja duradoura, além de ir contra as tradições do clube local: "Eu não sou contra, mas mudar o uniforme e brasão para um time do Rio não é uma ação muito positiva, ela descaracteriza o futebol candango".
Paulo Goyaz faz coro ao colorado e diz que quem sai ganhando nesse tipo de parceria é a matriz, não a filial: “Eu acho que os clubes do Rio de Janeiro ganham muito com esse tipo de parceira, pois, melhoram seu relacionamento com a mídia local e com os torcedores de Brasília, mas para os clubes locais eles ganham muito pouco. Ninguém vai emprestar um jogador de R$ 80 mil por mês para disputar uma competição daqui”. E emendou que Brasília é que sai perdendo com a "cariocalização" do futebol candango: “Eu lamento a falta de personalidade dos times feitos mudarem o nome, mesmo que eu mude meu nome para Lula ainda serei o Paulo Goyaz” afirmou.
Já para o vice presidente da Federação Brasiliense de Futebol Paulo Araújo que supostamente deveria defender o futebol candango, a vinda de clubes cariocas para o DF é boa e mostra que o futebol local tem credibilidade. E que se depender dele o Dom Pedro pode vestir a camisa cruz de malta em janeiro: "A tendência é melhorar os investimentos nos clubes de Brasília e despertar o interesse da iniciativa privada. Com a presença de mais torcedores no estádio nosso campeonato ficará mais reconhecido".

Até o momento 15 comentários:

  1. Isto se chama "palhaçada" que vemdesde o tempo do Flamenguista Weber Magalhães que,em dias de jogos do Flamengo contra times do DF,ainda na condição de Presidente da Federação, torcia contra os seus filiados,sem contar que estava mais preocupado em distribuir convites para autoridades flamenguistas, com direito a café,refri,salgadinhos e tudo mais na tribuna do Mané Garrinha. Seu maior seguidor Paulinho nãopoderia ser contra. O futebol do DF,não merece esta "palhaçada",senão jamais irá criar raizes próprias.

  2. GRAAANDEE PALHAÇAAADAAA!!!!!!

    Como os times do DF vão conseguir ter tradição??
    Gente que falta de identidade com o Distrito Federal. Primeiro, torcer para times que não são daqui, depois aceitar filial deste aqui... Os caricas devem rir de nós e nos chamar de bando de manés...

    Se nós moradores não valorizarmos os times daqui, ninguém vai fazer esse papel!!! Chego a ser radical ao achar idiota quem tem mais de 30 anos nascido no DF torcer para um clube de fora!!!!

    Gente somos um povo, que é a mistura de todas as regiões brasileiras, vamos criar uma identidade própria. E torcer para um clube locar ajuda bastante para isso.

    Aceitar filial os times caricas aqui, seria um grande passo para trás em nossa identidade cultural, além de estarmos promovendo esses times e o seu estado!!! Ainda tem a mídia que não ajuda: Globo, carica; Record e Band paulista, TV Brasilia põe 2 idiota(s)... Fica díficil os mais jovens criar idenficação com os times locais.

    Existem coisas que não dá para acreditar, e elas vem de pessoas esclarecidas e de senso crítico. Mas pode ser que tenha algum benefício financeiro, ai, é outra história!!!

    Identidade população do Distrito Federal!!!!!!!!!!!!

  3. Desculpem, menos de 30 anos!! Quem tem mais de 30 anos e não são naturais do DF, é justificado torcerem para o time de seus estados.

  4. para os que acham uma boa vou da um exemplo que aconteceu a algun tempo com o brasilia que mudou de escudo de cores e sumiu ate do mapa de brasilia e agora começa a se estruturar novamente e inclusive voltando suas cores de origem para mim ate hoje nao engulo este imblema do BEC que deveria retorna com o seu primeiro emblema obs os cartolas cariocas nao cuidam nem do proprio imbigo veja la o imbigo de outros nao a esta cariocalisaçao nassi em brasilia e sou torcedor de um time de brasilia quem quer torce para times de fora que va torce la afinal uma hora seremos a maioria neste estado

  5. Essa federação do df nõ tá com nada, esse tal de paulinho não sabe nada de futebol, a única coisa que ele quer é ser candidato nas eleições para a caverna do ali babá (camara legislativa) pra todo ano aumentar seus próprios salários e colocar a família toda. Ele pensa que os idiotas que colocaram a turma do panetone avai colocar ele também. O cara não sabe nem falar direito, não sabe fazer tabelea de campeonato, quem será que foi o idiota que colocou ele lá? Ele t[a ajudando a acabar com os times do DF permitindo que clubes de empresários e times de fora participem do campeonato candango, apenas para pegar dinheiro do contribuinte, o gdf financia através do brb. Esses caras só vem pra cá pra encher os bolsos de dinheiro.

  6. Essa federação do DF nõ tá com nada, esse tal de paulinho não sabe nada de futebol, a única coisa que ele quer é ser candidato nas eleições para a caverna do ali babá (camara legislativa) pra todo ano aumentar seus próprios salários e colocar a família toda. Ele pensa que os idiotas que colocaram a turma do panetone vai colocar ele também. O cara não sabe nem falar direito, não sabe fazer tabela de campeonato, quem será que foi o idiota que colocou ele lá? Ele tá ajudando a acabar com os times do DF permitindo que clubes de empresários e times de fora participem do campeonato candango, apenas para pegar dinheiro do contribuinte, o gdf financia através do brb. Esses caras só vem pra cá pra encher os bolsos de dinheiro.Ele deve ser puxa sac do luís estevão, porque todo ano ele beneficia o bosta amarela na tabela.

  7. Pessoas que moram no DF, que nasceram aqui ou vieram ainda criança, tem que torcer para o futebol de Brasilia. Sou porque somos bombadeados com a imprensa carioca - TV globo e outras, - vamos deixar ser influenciados por uma cultura de fora?
    É um otário quem torce para time de fora, o cara mora aqui, trabalha em Brasilia, e vai torce para time de fora?
    É a mesma de de você ser Brasileiro e torce para time Espanhol? Qual é a diferença - estará promovendo do mesmo jeito a cultura de fora? Os cariocas devem rir muito desses babacas que que não tem a ver com os times de lá e torcem para eles.

  8. Que todo mundo sabe que a devastadora maioria dos torcedores daqui são vãs de times cariocas e muito mais da metade só assiste o time pela TV, nunca tendo ido ao Rio para ver um jogo, também é verdade. Perguntem! Prá cada dez flamenguistas no DF 1 no máximo já foi já foi ver o time no Rio.

    O Candangão tem sua identidade sim, mas é frágil, e ela fica mas fraca com esse nomes vindo do Rio, pior e o fato de os chamados grandes de DF não ter peito para enfrentar isso. Quem estava no Serejão no jogo Gama x Corinthians sabe do que estou falando, a diretoria da SEG colocou a parte dos visitantes como mandantes e os gamenses atrás do gol como visitante, se rendendo a massa Corinthiana, ridículo! E no jogo deste ano Brasiliense e Vasco, só tinha vascaino no estádio kkkk.

    Esta evidente que o Candangão não tem peito para enfrentar os times do Rio. Já tem o Ceilandense com espirito rubro negro, o Botafogo-DF (Esportivo Guará de luxo), agora o Dom Pedro (futuro Vasco-DF), SÓ FALTA O FLUMINENSE, ai pronto, acaba a identidade do Candangão.

    O campeonato local, é torneio de dois nomes: Brasiliense e Gama. Tento imaginar o futuro Vasco-DF no metropolitana (ESTÁDIO HORRÍVEL) se é que pode receber o nome de estádio, inflamado, se couber 10 mil ali vai virar um salve-se quem poder. Esses pequenos do DF querem ter nome, marketing, arrecadar com mídia, mas olhar a estrutura dos pequenininhos do DF dói nos olhos.

    Aquele estádio, metropolitana, não vale nada! E vai ser a casa do vasco, só falta depois a reclamação pela falta de estrutura ser tão grande que resolvem mandar jogos no Bezerrão, que é o melhor estádio do DF. Ai vai ter conflito, o clima vai fechar, se aparecer a desculpa que o estádio é público e não do Gama.

    Acho que neste caso da cariocalização do futebol local, tem que se olhada de forma diferente pelos legítimos times do Distrito Federal: Brasiliense, Brasília Ceilândia e Gama. Mas se o Gama pode contribuir mais com a sua torcida e o Brasiliense por ainda ser o único representante na série B, por enquanto, o Brasília e Ceilândia coitados! Não peitam ninguém em mídia, a responsabilidade praticamente é só do Brasiliense e Gama mesmo.

    Por outro lado, o Esportivo Guará de luxo e o Dom Vasco, sem a alma carioca, iriam continuar sendo o que sempre foram no campeonato local, ninguém para se prestar atenção. E considerando que grana para a direção de qualquer time é o que conta, paixão é outra história, a gente conclui de forma bem fácil que ficar rico é o que interessa o resto não precisa de pressa. E outras coisas como valorização do Candangão, prestígio do futebol local, fica quem sabe em segundo plano.

    Por outro lado acho extremamente complicado uma política de união entre Brasiliense e Gama para a maior valorização do campeonato local, mas ela faria bem para o candangão (porque aqui o campeonato não se chama taça guanabara) bom nada une mais dois inimigos do que benefícios em comum... mais em se tratando de Brasiliense sei não...

    JUCA

  9. Kkkkkk. Diz ai Juca!!!
    Como seria "uma política de união entre Brasiliense e Gama para a maior valorização do campeonato local"???

    Em todos os jogos desses dois o ingresso é R$ 1,00 ou é de graça? KKKK. Acho que se fosse assim poderia sim o Bezerrão e o Serejão ficar lotado todo com torcedores do DF. Só que a divisão de torcidas não ia ser feita pela polícia comum não ia ser feita pelo BOPE só a tropa de elite da polícia militar prá fazer essa separação kkkkkk

    PEDRO

  10. Muito dificio a diretoria do Gama deixar torcedores do lagartixa entrar de graça no Bezerrão mais se os torcedores do Gamão entrarem de graça no Serejão dá pra trocar idéia. Dá essa idéia pro Dani Pança.

  11. E um fracasso da cidadania brasiliense resultante do menosprezo da populacao do DFpelas coisas locais Asiim nunca criaremos uma cultura e um bairrismo nosso Uma lastima!

  12. bosta amarela tem que ser extinto, tem que banir esse tal luís estevão do futebol candando, aquele tal de paulinho da pior fedeação do Brasil, perde até pra federação do Piauí, os caras só querem dinheiro, essa invasão de times de fora e de empresários tem um motivo: A grande caixa de Pandora do DF. Todo mundode olho nela para ficar milionário.

  13. Ainda bem que o P. Goiás não concorda com essa falta de criatividade, ser parceiro de time de fora, pode até ser, mas mudar o nome do time não, a FBF deveria fazer campanhas para fortalecer o futebol local e chamar torcida. Lembro do Jornal Aqui(grupo do Correio Braziliense) e do Jornal de Brasília que fizerm campanhas este ano a favor de times cariocas e paulista, doando bandeira, canecas e camisas, esquecendo totalmente que existe futebol no DF.
    Anderson 100% Gamão

  14. RONALDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  15. com0 existe pessoas que nào sabem e nào entendem de futebol,e ficam dando suas opinioès sobre o futebol,local acho que essas parcerias sào muito importantes para o crescimento do futebol no df.A federaçao tem que dar apoio sempre a essas iniciativas .parabens federaçao e aos clubes que acreditao no futebol local.


Leave a Reply

Pesquisar este blog