quinta-feira, 10 de julho de 2008

RAIO-X: Bragantino, muita história pra contar

Autor: Marcelo | quinta-feira, 10 de julho de 2008 | Categoria: |

O Bragantino é o clube de futebol da cidade de Bragança Paulista, interior do estado de São Paulo. Fundado pela sociedade em 1928, o massa bruta (ou linguiça mecânica) tem muita história para contar. Muitas boas, outras nem tanto.
Disputou seu primeiro paulistão em 1965, mas caiu em seguida. No ostracismo desde então, seu grande ápice foi quando teve como seu presidente o eterno Nabi Abi Chedid, que foi presidente da federação paulista de futebol por vários anos. Em 1989 sagrou-se campeão da série B, em 1990 foi campeão paulista da primeira divisão e disputou a primeira divisão do Brasileiro com um técnico até então desconhecido no cenário nacional (Vanderlei Luxemburgo). Neste mesmo ano foi vice-campeão Brasileiro e credenciado a participar da copa conmebol em 1991 onde jogaria em 92 e 96 novamente.
Em 1998 começou a decadência do clube. Foi rebaixado à série B e em 2002 à série C do Brasileiro.
Com a morte do presidente em 2006, seu filho Marco Chedid reergueu o clube. Ano passado o braga foi quarto colocado no paulistão e foi campeão da série C novamente.
Esse ano o Braga manteve boa parte do grupo que disputou o paulistão e vem fazendo uma campanha razoável na série B. No momento ocupa a 12ª colocação na tabela de classificação e vem de uma vitória em sua reformada casa. Perdeu ontem a referência na zaga Vanderlei para o futebol europeu.

MAIS DO BRAGANTINO
Nome: Clube Atlético Bragantino
Mascote: Leão
Estádio: Marcelo Stéfani com capacidade para 25.000 pessoas
Posição Estadual: 13º
Posição Brasileiro ano passado: 1º (Campeão série C)
Destaques: Volante Moradei, veterano Meia Sérgio Manoel e o matador Nunes (ex-Gama)
Time-Base: Gilvan; Cris, Gustavo e Marcelo Godri; Nego, Moradei, César Gaúcho, Sérgio Manoel e Pará; Davi e Nunes.
Técnico: Marcelo Veiga.

Até o momento 0 comentários:


Leave a Reply

Pesquisar este blog