quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Segunda parte da reunião do MOSEG

Autor: Marcelo | quarta-feira, 13 de outubro de 2010 | Categoria: |


Os convidados presentes à reunião ouviram atentamente as propostas da mesa.
Foto: Marcelo Gonçalo (Blogama.net)

A reunião da divulgação do MOSEG realizada na última sexta tinha o objetivo de não só informar a situação do Gama frente ao último rebaixamento como também discutir propostas sobre qual rumo seguir para conseguir o objetivo de retomar o Gama para a comunidade. Porém, uma única reunião foi muito pouco para que todos pudessem expor suas idéias.

Após a fala de Márcio Viedes, o ex-diretor de futebol do Gama Flávio Raupp usou da palavra para falar sobre a experiência que passou durante o período entre 2009 e 2010 quando era responsável pelo futebol do clube e transmitir a sua visão sobre o assunto. Para Raupp, o Gama hoje deixou de ser um clube de funções sociais para se tornar uma empresa privada: "O Gama hoje é um negócio, uma ferramenta de trabalho com fins lucrativos. E o controle do clube está nas mão de uma única pessoa que é o Wagner Marques já que ele possui várias procurações de sócios para votarem em seu nome. Assim ele tem o poder no clube" disse.

Raupp questionou a eficácia do Movimento já que juridicamente o Gama não pode sofrer intenvenção. O Gama é uma sociedade privada e cabe aos sócios (obedecendo às regras do estatuto do clube) decidir sobre os rumos da SEG. Raupp citou como exemplo o fato de Wagner Marques ter dado um imóvel pessoal seu como garantia do negócio com a empreiteira que negociou a sede*. E que mesmo que o Movimento tenha sucesso, quem assumir o clube vai ter que abrir a "caixa preta", que seriam as dívidas e contratos nunca divulgados pela atual administração.

Raupp terminou seu discurso dizendo que a única chance de mudança na SEG hoje seria a recomposição do Conselho que hoje é formado por parentes e amigos indicados por Wagner Marques. "Entender quem são estas pessoas e com o tempo conduzir o clube de volta à comunidade". Ele ainda "matou" as esperanças de quem achava que depois da eventual venda da sede social Wagner e Companhia deixariam o Gama: "Com R$ 100 mil por mês e vários imóveis alugados acho difícil que eles deixem o clube. Será que com dinheiro eles darão a volta por cima?".

Uma pessoa da platéia perguntou pela lista dos sócios do Gama. Quem respondeu foi Antonio Alves do Nascimento, o Tonhão. Segundo ele, a lista de nomes com os sócios que possuem poder de voto foi perdida por uma fatalidade. Que o computador onde estava armazenada a lista deu defeito e os dados foram perdidos.

O presidente da Associação Comercial do Gama Manoel Farinhas reforçou a tese defendida por Raupp enfatizando que o Gama se transformou em uma entidade privada, que os mandatários não "abrem" o clube para a comunidade. Mas disse que parte da culpa pelo fato é da própria comunidade. Farinhas acredita que a melhor coisa a ser feita é buscar a reestruturação do Conselho do Gama visando voltar a fazer parte do processo de administração do Clube. Falou também sobre as más condições do comércio local do Gama que foi considerado hoje um dos piores do DF.

O torcedor Antônio Lourenço que estava presente questionou a mesa sobre a sua situação de Sócio Remido da antiga SEG. Questionou sobre como ficarão os sócios que adquiriram títulos depois da venda da sede. Tonhão afirmou que posteriormente o clube chamará um por um individualmente para realizar o acordo.

O senhor Pacífico José Lobo, comerciante de materiais de contrução no Setor Leste da Cidade pediu a palavra e afirmou que a culpa da atual situação do Gama é da população da cidade que virou as costas para o clube. Tomou como exemplo o fim da FAGAMA que se transformou em FESTGAMA** e que os representantes do Gama se omitem sobre as causas da cidade: "Se continuar desse jeito o Gama vai ficar sem patrimônio e sem futebol" disse. Afirmando que vai acompanhar de perto o movimento, Pacífico se emocionou e externou sua revolta com a atual administração da SEG: "O Wagner (Marques) se apropriou do clube da cidade. Eles acabaram com o futebol do Gama. Hoje ninguém consegue resgatar a SEG de volta e eles vão consumir todos os recursos sem atingir os objetivos". Pacífico ainda disse que com menos recursos dá pra se obter melhores resultados do que o Gama.

Fazendo um gancho, o torcedor Mário questionou a mesa sobre o motivo de o Gama não conseguir montar um bom time com poucos recursos. Flávio Raupp respondeu que é possível e usou o exemplo do time do candangão deste ano que com poucos recursos conseguiu liderar o campeonato candango. Disse também que foi o responsável por trazer o programa Sócio Torcedor ao clube que alivia consideravelmente os custos do Gama.

Como já estava ficando tarde, a reunião foi encerrada. As propostas para resgatar a SEG ficaram em segundo plano, já que pelo exposto o "abacaxi" era muito maior do que as pessoas supunham. O problema envolve o clube, a cidade, a política e a população. O Movimento agora busca apoio para seguir trabalhando pelo resgate do Gama.

* Segundo informações não oficiais, a venda do terreno da sede social da SEG ainda não foi concretizado porque a empreiteira exigiu que o terreno estivesse totalmente desocupado para começar o empreendimento. No entanto a Pamonharia que funciona ao lado da sede conseguiu na justiça permanecer no local. Assim, para não perder a venda, Wagner Marques teria dado um imóvel seu para servir de garantia à empreiteira.

**O antigo FAGAMA era uma feira de artes e exposições que acontecia ao lado do estádio Bezerrão e marcava o aniversário da cidade do Gama no dia 12 de outubro. Porém a administração da cidade "terceirizou" a festa para a empresa Geraldinho Produções que registrou o evento com o nome de FESTGAMA tirando todo o cunho social que existia. Comenta-se que a empresa lucra com o evento alugando espaço para Parques, Quiosques e Artistas.

Até o momento 5 comentários:

  1. O Flavio Raupp falou e demonstrou a real situação do time virou uma empresa privada (fracassada) de WM que tem o dominio da votação em qualquer assembléia Estranho o tal do Tonhao e o Paulo Goyaz e outros conselheiros estarem de acordo com esta bandidagem O WM vai sugar o que pode e nao vai abandonar a galinha dos ovos de de ouro
    O que podemos fazer e nao comparecer aos jogos e nao sermos
    colabores desta abominavell Mafia

  2. quero propor e ver com os reais torcedores do gama uma mudança radical.
    quero criar uma NOVA sociedade esportiva do gama!!!!!!!!!!! CRIAR UM NOVO GAMA!

  3. Essa mudança do nome Fagama para Festgama não aconteceu pelo dito aqui. A Fagamaera a festa de aniversário do Gama, mas o Geraldinho, dono do parque, registrou o nome Fagama em seu nome, por estar disponível e resolveu fazer essa festa meses antes, para evitar a chuva. Como a Adm. não poderia mais usar o nome Fagama e tinha que continuar a realizar a festa, decidiu continuar a festa com outro nome: Festgama.

    Simples assim.

  4. criar um novo time, excelente idéia.um novo GAMÂO,e tenho certeza que a cidade inteira vai apoiar,a torcida também,comessaremos do zero,e tenho certeza que chegaremos a primeira divisão primeiro que esse time de ladrões.O Flávio Raupp é o mais indicado para tomar à frente desta idéia.

  5. Flara sério cara, o Flavio Raupp faz parte da diretoria anterior, ele também é um dos responsáveis pela queda do Gama pra quarta divisão. Flávio Raupp não passa de um traira no meio da torcido do Gamão.
    Antonio Carlos


Leave a Reply

Pesquisar este blog