terça-feira, 17 de junho de 2008

RAIO-X:Brasiliense, o maior inimigo

Autor: Marcelo | terça-feira, 17 de junho de 2008 | Categoria: |


O Gama ao longo de sua vitoriosa história já teve vários rivais. Brasília, Tiradentes, Sobradinho, Guará... Mas nenhum deles incomodou tanto quanto o Brasiliense.
Falar de Brasiliense sem falar do ex-senador é impossível. Luiz Estêvão de Oliveira Neto é dono do grupo OK que reúne várias empresas tais como: Construtora, Rádio, Internet, Revendedora de Automóveis FIAT entre outras. Em 1992 a empresa OK participou da licitação para a construção do novo prédio do TRT de São Paulo, mas perdeu para a empresa Incal alumínio. Esta repassou os direitos da obra para a empresa Incal Incorporações. E a obra cuja comissão administrativa era chefiada pelo juiz Nicolau dos Santos Neto (ou lalau) não tinha progressos.
Mas os pagamentos do judiciário eram sempre em dia. As empresas Incal repassaram quantias vultosas a Luiz Estêvão de 1992 a 1999 (39 milhões de dólares). Em 1998 Estêvão fez uma campanha avassaladora e se elegeu senador da república pelo DF.
Em 2000 por meio de uma CPI o senador foi cassado depois de descobrirem sua ligação com a Incal e o esquema com o juiz Nicolau. O ex-senador responde à 68 processos no STJ, 5 no STF e 145 no TJDFT.
Desse escândalo indiretamente nasceu o Brasiliense FCT. Depois de tentar comprar o Brasília FC sem sucesso, Luiz Estêvão adquiriu as instalações do Taguatinga EC, reformou o estádio público Serejão que estava abandonado e criou o time.
Foi campeão da segunda divisão no mesmo ano e disputou a primeira divisão estadual em 2001.
Em 2002 fez uma brilhante campanha na copa do Brasil perdendo a final para o Corinthians. Com um bom time e financiando regalias aos torcedores, o Brasiliense foi crescendo em popularidade. Mas o título não vinha... Estêvão então passou a atacar o rival Gama: Tirou a base de bons jogadores que tinham história no clube (Gérson, Jairo, Deda, Rochinha...) levando-os ao lado inimigo.
O título só veio em 2004 quando venceu a decisão contra o Gama ne estádio Serejão debaixo de um temporal . Daí em diante o Brasiliense contou com a decadência do Gama para tomar a hegemonia local no futebol.
Neste mesmo ano, a consagração: Foi campeão da segunda divisão e disputou o brasileirão em 2005, quando foi rebaixado.
Na série B desde então, o clube alterna bons e maus momentos. Este ano foi pentacampeão candango e faz uma campanha abaixo do esperado no brasileiro. Para a partida contra o Gama os veteranos que foram afastados estão de volta. O Brasiliense não poderá contar com Jóbson suspenso pelo 3º amarelo. Dimba, Iranildo e Alex Alves são dúvidas mas devem jogar. O jogo é fundamental para o técnico invicto Alfinete que certamente será degolado se perder.

MAIS DO BRASILIENSE:
Nome: Brasiliense Futebol Clube Taguatinga
Mascote: Jacaré
Estádio: Serejão (ou boca do jacaré) capacidade para 32.000 pessoas
Posição estadual: 1º (campeão)
Posição brasileiro ano passado: 9º
Destaques: Goleiro Guto, meia Adrianinho e o veterano atacante Dimba.
Time-Base: Guto; Patrick, Júnior Baiano, Ailson e Everton; Bidu, Coquinho, Iranildo e Marcinho; Alex Alves e Dimba.
Técnico: Alfinete

Até o momento 0 comentários:


Leave a Reply

Pesquisar este blog